O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro e, em 2022, o Educativo do MM Gerdau preparou uma programação especial para celebrar a data, junto com as crianças e famílias no Museu das Minas e do Metal!

De terça-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 17/10, os visitantes do Museu poderão desfrutar de um cantinho de leitura, contação de histórias, jogos educativos, oficinas, rodas de conversa e outras atividades. Dentre as ações em destaque, terão atividades relacionadas à literatura surda e exibição de filmes no VideoWall do MM Gerdau.

A participação do evento é gratuita e o preenchimento das vagas para cada ação irá respeitar a ordem de chegada.

PROGRAMAÇÃO DO EDUCATIVO:
Espaço Língua Afiada:
Data e Horário: 11, 12 e 14/10 – 13h às 16h30 e 13/10 – 16h30 às 20:00
Local: Auditório Bateia
Classificação: Livre
Número máximo de participantes: 25 pessoas simultaneamente

Essa atividade tem o propósito de aproximar o público infantil e infanto-juvenil do mundo da literatura, a partir de um cantinho de leitura lúdico e interativo, oficinas, jogos, contação de histórias, leituras inclusivas, livros acessíveis e muito mais. Esperamos por você.

Contação de Histórias:
Data e Horário: 11, 12 e 14/10, com sessões entre 13h e 16h30, mediante demanda de público no espaço.
Local: Auditório Bateia
Classificação: Livre
Número máximo de participantes: 15 pessoas por vez

“Era uma vez …” Um poderoso convite ao mundo da fantasia e da imaginação! Contar e ouvir histórias: uma atividade que estimula o conhecimento, a reflexão, a aprendizagem, o hábito de escuta, o gosto pela leitura. Fortalece vínculos sociais, aproxima pessoas, amplia horizontes. Apropriando-se desse importante instrumento de mediação, preparamos historietas que falam da nossa relação com o planeta em que vivemos. Serão intervenções que acontecerão pelo menos uma vez ao dia para movimentar o cantinho de leitura, mediante presença do público no espaço.

Mediação de Leitura:
Data e Horário: 11, 12 e 14/10, com sessões entre 13h e 16h30, mediante demanda de público no espaço.
Local: Auditório Bateia
Classificação: Livre
Número máximo de participantes: 15 pessoas por vez

Com a leitura mediada pretende-se incentivar o gosto de ler, a imaginação do leitor e o desejo de ler cada vez mais, por meio de diferentes estratégias. A mediação pode ocorrer de diversas formas: com uma leitura para/com a criança, com uma conversa individual sobre a história, sobre a ilustração ou uma grande roda de conversa, com a proposição de recontos, de teatralização da leitura, etc.

Contação de Histórias em Libras – Com Lucas Ramon (Tikinho) e Luana Trindade:
Data e Horário: 11, 12 e 14/10, com sessões entre 13h e 16h30, mediante demanda de público no espaço.
Local: Auditório Bateia
Classificação: Livre
Número máximo de participantes: 15 pessoas por vez

Ao longo da programação o educador e ilustrador Lucas Ramom, Tikinho, e a intérprete de Libras, Luana Rodrigues, irão contar histórias de livros do Cantinho da Leitura, para surdos e ouvintes.

Jogo Librário:
Data e Horário: 11, 13 e 14/10 – 13h às 16h30 e 13/10 – 16h30 às 20h
Local: Bateia
Público: Livre
Número máximo de participantes: 04 a 06 pessoas por vez

Vamos brincar com as palavras? O Librário é um jogo acessível e divertido em que a aprendizagem de Libras acontece sem esforço. Tem o intuito de valorizar o respeito pelo outro e a consciência de que as pessoas não precisam ser iguais para conviver no mesmo espaço e se comunicar.

Exibições no VideoWall do MM Gerdau:
Data e Horário: 11, 12, 13 e 14 – das 13h às 16h30
Local: Praça de Convivência

Exibição de vídeos de histórias produzidas pelo Educativo. A ideia é divulgar e incentivar o público a acessar as nossas redes sociais, além de expormos esse rico material. Propostas de vídeos a serem veiculados:

O Poeta e a Pedra (clique para ver o vídeo)
A história da peixinha corajosa (clique para ver o vídeo)

Oficina – Dobrando Palavras:
Data e Horário: 11/10 – 13h às 16h
Local: Auditório Bateia
Público: Livre
Número máximo de participantes: 04 pessoas por vez

A oficina propõe integrar e somar ao espaço “Cantinho de Leitura”, possibilitando às participantes integrar a prática da leitura ao exercício da escrita, incentivadas pela recente visita e experiência com as obras a disposição, somadas a apresentação de alguns modelos de mini-livro previamente preparados – tanto por crianças quanto por educadores – para, a partir destes exemplos, elaborar o próprio objeto livro em consoante com a qualquer narrativa, história ou testemunho que se deseje corporificar. A facilidade de se personalizar o material a partir da mistura de diferentes cores de folha, tamanhos, layouts de páginas e a própria abundância de materiais e técnicas de registro – por exemplo lápis, canetinhas coloridas, giz de cera, colagens – permite que as particularidades e demandas de cada participante se manifestem.

Oficina – Correio das Minas:
Data e Horário: 12/10 – 13h às 16h
Local: Bateia
Público: Livre
Número máximo de participantes: 04 pessoas por vez

Você já olhou sua caixa de correio hoje? Qual foi a última vez que você recebeu ou enviou uma carta? Possibilitada pelo advento da escrita, a carta é um dos meios de comunicação mais antigos da humanidade. Responsável por conectar pessoas e tempos, é uma importante fonte histórica. Cartas de amor, cartas confidenciais, cartas de resposta ao leitor, cartas formais. Cartas de lamentações, reclamações e saudações. Cartas de despedidas e de saudade. Cartas de protesto. “Cartas Chilenas”, cartas de um inconfidente, cartas de alforria. Cartas que revelam as histórias de Minas. Cartas recheadas de novidades! Os motivos que movem a feitura desse manuscrito são variados. Cartas transportadas pelos pombos, pelos tropeiros, pelos correios. Viajavam, e ainda viajam, grandes distâncias de mulas, trens, navios, aviões até chegarem aos seus destinatários. No entanto, hoje, com as novas tecnologias de comunicação, esse gênero textual tem se tornado cada vez mais raro, sendo substituído pelas mensagens eletrônicas. Vamos escrever cartas e trocar correspondências?

Oficina de Jogos Interativos e Acessíveis:
15/10, sábado, das 14 às 17h
Local: Auditório Bateia

Realização de oficina de jogos interativos acessíveis, com destaque para o Jogo Librário MM Gerdau, em parceria com o coletivo Tabuleiro Acessível.

PROJETO ROLÊ MAKER
Data e Horário: 13/10/2022 – 5ª feira, a partir de 14:00h
Público-alvo: crianças a partir de 11 anos
Número máximo de participantes: 30 pessoas

Você é nosso convidado para participar do Rolê Maker. Venha “colocar a mão na massa” e participar de oficinas que promovem a criatividade e sustentabilidade por meio da utilização
de ferramentas tecnológicas. Serão oferecidas três oficinas:

Estação 1: Robótica básica (Arduino) – “Robô seguidor de linha”
Duração: 45 minutos
Faixa etária: A partir dos 11 anos
Organização: Em grupo

A robótica é uma área da tecnologia que engloba mecânica, elétrica, eletrônica e programação, e que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automatizadas e controladas por circuitos eletrônicos. É uma das áreas que mais atrai o interesse das pessoas, especialmente, crianças e adolescentes, além de utilizar o conhecimento de diversas áreas. Os participantes desta atividade conhecerão o princípio básico de funcionamento e construção de alguns tipos de robôs. Esta atividade tem como objetivo montar um robô seguidor e compreender o processo básico para construção de robôs seguidores de linha e seguidores de luz. ​

Estação 2: Impressão 3D / Impressão de alimentos – “Conheça a impressão 3D”
Duração: 45 minutos
Faixa etária: A partir dos 11 anos
Organização: Em grupo

Esta atividade tem como objetivo conhecer o processo de impressão 3D FDM, abrangendo as etapas de fatiamento e impressão. A impressão 3D é uma tecnologia que, cada vez mais, está ocupando espaço em nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Impressão 3D é o nome dado a uma série de técnicas que reproduzem objetos em três dimensões. Também chamada de fabricação aditiva, consiste em uma família de processos que produz objetos ao adicionar material em camadas que correspondem a seções transversais sucessivas de um modelo 3D, ou seja, as impressoras 3D formam modelos tridimensionais a partir de uma técnica que sobrepõe finas camadas, até que o objeto esteja pronto. O plástico e as ligas de metal são os materiais mais comumente usados para impressão 3D, mas quase tudo pode ser usado — de concreto a tecido vivo. Peças de máquinas, objetos de decoração, jóias, órgãos e até alimentos podem ser impressos a partir desse processo. Os participantes desta atividade conhecerão o princípio básico da impressão 3D FDM (Fused Deposition Modeling), ou Modelagem por Fusão e Deposição.

Estação 3: Oficina de Braille – “Conheça o Braille”
Duração: 45 minutos
Faixa etária: A partir dos 11 anos
Organização: Em grupo

Criado em 1852, o Sistema Braille surgiu para possibilitar que pessoas com deficiência visual, parcial ou total, tivessem acesso à leitura. Todo o sistema é formado por caracteres em relevo que permitem o entendimento por meio do tato. A prática desta oficina visa oferecer as principais noções do Sistema Braille enquanto técnica de leitura e escrita. Os participantes aprenderão, de forma lúdica, sobre o alfabeto, numerais, acentuação, pontuação, além do histórico e da importância da técnica para o dia-a-dia e para a educação e inclusão das pessoas com deficiência visual. Conhecer e vivenciar, de forma lúdica, as principais noções do Sistema Braille enquanto técnica de leitura e escrita, por meio do reconhecimento do alfabeto e pela simbologia de numerais, acentuação e pontuação presentes na grafia Braille. Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de reconhecer a grafia Braille em objetos presentes em nosso cotidiano e por meio da prática da escrita de algumas palavras utilizando-se o alfabeto Braille.

Para a realização desta oficina é imprescindível que se conheça, previamente, os nomes dos participantes inscritos para que haja tempo hábil para se preparar o material, que é personalizado!

Programação Física (Microbit) – Plantinha Feliz
Duração: 45 minutos
Faixa etária: A partir dos 08 anos
Organização: Em grupos de 10 crianças

Criação e programação de um sistema para controlar a umidade em uma planta.
A programação física ou computação física é o processo de compreensão, planejamento e implementação de projetos, grandes e pequenos. Oferece a oportunidade de praticar e aprimorar as habilidades de design e a capacidade de transformar os projetos em realidade. A programação física descreve todo o processo, não apenas os aspectos eletrônicos e de programação. Os dispositivos são desenvolvidos para atender e resolver necessidades do mundo real. Esta atividade permite conhecer o processo básico para criação de projetos utilizando microcontroladores, sensores e atuadores, capazes de interpretar informações do ambiente e de executar ações no mundo físico. Oferece oportunidades para os participantes criarem soluções digitais que impactam diretamente o mundo real.

Recursos necessários: Copos descartáveis para colocação de terra seca; 2 mesas e 10 cadeiras.

LITERATURA SURDA
A expressão ‘literatura surda’ diz das produções literárias que têm em seu cerne a expressão de mundos e identidades surdas, independente se o autor é surdo ou ouvinte. Com as ações descritas abaixo, pretende-se ampliar o acesso à cultura surda e proporcionar experiências positivas e plurais aos visitantes do Museu.

Ações:

Oficina – Arte Surda:
Data e Horário: 14/10 – 14h às 16h
Local: Espaço Educativo – Piso Bias Fortes
Público: pessoas surdas acima de 07 anos
Número máximo de participantes: 10 pessoas

Oficina de desenho para surdo – Oficina destinada ao público surdo que terá a oportunidade de aprender técnicas de desenho com o educador Lucas Ramon (Tikinho).

Lançamento livro Tikinho: “Meu Melhor Amigo” e Roda de conversa com o autor:
Data e Horário: 13/10 – a partir das 19h
Local: Praça de Convivência e Auditório Bateia
Sinopse: estamos aguardando a resposta sobre o livro para construir a sinopse
Público: Livre
Número máximo de participantes: 30 pessoas

MULHERES SENSACIONAIS – EDIÇÃO ESPECIAL
Data e Horário: 17/10
Local: Redes Sociais

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresentaremos a inspiradora trajetória da engenheira curitibana Enedina Alves Marques. O projeto Mulheres Sensacionais visa dar visibilidade às inúmeras e fundamentais contribuições das mulheres nas áreas da pesquisa científica e tecnológica ao longo da história da humanidade.

SEMANA DAS CRIANÇAS NO MM GERDAU
Data e horário: terça (11/10), quarta (12/10), quinta (13/10), sexta (14/10), segunda (17/10), horários diversos
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita, cagas sujeitas à lotação das atividades.

Esta programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que possui como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

 

Terça, quarta, quinta e sexta-feira, 11 a 17/10 vide programação
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também