“O Museu Atravessa a Cidade” é um projeto criado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que propõe o estreitamento das relações entre museu e escola, por meio de ações educativas realizadas em escolas da rede municipal de educação infantil em Belo Horizonte.

Em 2022, este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio do Grupo Zelo. Ao longo do ano, dez escolas públicas (EMEIS) de BH receberão as ações, que tem como perspectiva o atendimento de cerca de 700 alunos de 3 a 5 anos, residentes em regiões de vulnerabilidade social da cidade e com baixa pontuação no Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU).

O projeto nasceu em 2016, quando houve a orientação normativa na qual as crianças da primeira infância atendidas pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte somente poderiam realizar e participar de passeios, viagens e excursões com a presença dos pais ou responsáveis legais, o que passou a dificultar o acesso da primeira infância às instituições culturais.

Assim, ao levar o projeto para dentro das escolas e atuar nestes territórios específicos da capital, em ações com a primeira infância e com os recortes temáticos citados, o Museu valoriza e estimula discussões relevantes para a constituição de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Programação das Visitas Escolares em 2022:

Emei Vila Leonina – Junho e Julho
Emei Christovam Colombo – Julho
Emei Maria Sales Ferreira – Agosto
Grupo de Apoio à criança e ao adolescente do Cabana – Agosto
Emei Goiânia – Agosto e Setembro
Creche Madre Mazarello – Setembro
Emei Cinquentenário – Outubro
Emei Lajedo – Outubro
Emei Califórnia – Novembro
Emei Lucas Monteiro – Novembro

O projeto prevê formações para professores, oficinas, intervenções teatralizadas e aborda temáticas que envolvem questões étnico-raciais, de gênero, ciência, cultura e saberes populares, de modo acessível e em conexão intrínseca com os conteúdos expográficos do Museu, visando a descentralização do acesso à cultura e aos conteúdos e práticas museais. Além disso, as ações também propõem a ampliação do diálogo científico e cultural com a cidade, estendendo o alcance territorial do Museu para outras regiões de Belo Horizonte.

Em complemento às ações educativas realizadas nas escolas parceiras, o projeto também prevê a construção e distribuição de um material pedagógico que incentive e possibilite a extensão do programa educativo da escola: O kit pedagógico do “O Museu Atravessa a Cidade”, composto por amostras minerais, materiais para a reprodução das oficinas – moldes das máscaras africanas, argila, pigmentos minerais variados – e a cartilha educativa, que contém informações gerais, tutoriais e conteúdos educativos relacionados às temáticas propostas.

O objetivo desse material é que as escolas participantes sejam autônomas na criação de outras atividades e na multiplicação das ações do projeto em outros momentos, ampliando o acesso e a potência das atividades.

Sobre o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é um museu de ciência e tecnologia que apresenta, de forma lúdica e interativa, a história da mineração e da metalurgia. Aberto ao público em junho de 2010, possui 20 áreas expositivas, com 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

Desde sua abertura, o Museu recebeu mais de 1 milhão e 350 mil visitantes, com público virtual de 13 milhões de pessoas desde 2019, e uma programação cultural que atendeu mais de 250 mil participantes ao longo de sua trajetória. Neste contexto, o Educativo do Museu tem a missão de acolher os visitantes nessa viagem pelas Minas e pelo Metal, tendo atendido cerca de 214 mil pessoas em ações educativas presenciais e virtuais desde 2010. O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau.

Sobre o Grupo Zelo

O Grupo Zelo está há cinco anos no mercado e é hoje uma das maiores empresas e a que mais cresce no Brasil no setor funerário. Reúne as melhores empresas e os profissionais mais qualificados do mercado para oferecer serviço e atendimento de alta qualidade aos clientes em todo território nacional. Sua atuação e estratégia de crescimento se amparam em uma estrutura de governança inédita no setor e em valores sólidos, para que a condução dos negócios se paute pela integridade e nas melhores práticas de mercado.

Especializada em planos, serviços funerários e cemitérios, soma mais de 4 milhões de vidas cobertas, entre titulares e dependentes de seus planos. Além de contar com um time de mais de 3, 5 mil colaboradores diretos.

O Grupo Zelo foi criado em 2017, com a união de quatro das principais empresas do segmento de Minas Gerais (Bom Jesus, Bom Pastor, Santa Clara e Santa Rita) que identificaram a oportunidade de somar forças e mudar o conceito de prestação de serviços funerários no país. Em apenas cinco anos, a empresa já é uma das maiores do setor e segue investindo em gestão e inovação como nenhuma outra, para garantir a prestação dos serviços com excelência e um atendimento ético, humanizado e profissional.

Informações:
Projeto: “O Museu Atravessa a Cidade”
Visitas: Junho a Novembro de 2022
E-Mail: projetoeducativo@mmgerdau.org.br
Telefone: (031) 3516-7211