O projeto “O Museu atravessa a cidade” visa estreitar as relações museu/escola com ações realizadas em escolas municipais periféricas de Belo Horizonte.

O Museu Atravessa a Cidade: projeto que visa o estreitamento das relações museu/escola por meio de ações educativas que devem ocorrer nas dependências de instituições que integram a rede municipal de educação infantil em Belo Horizonte. Tais ações preveem formações para professores, oficinas, intervenções teatralizadas e abordam temáticas que envolvem questões étnico raciais, de gênero, ciência, cultura e saberes populares de modo acessível, fortalecendo os laços com a comunidade escolar.

O projeto nasceu em 2016, quando editada a orientação normativa na qual as crianças da primeira infância atendidas pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte somente podem participar de passeios, viagens e excursões com a presença dos pais ou responsáveis legais, o que passará a dificultar o acesso das primeira infância às instituições culturais. Sendo assim, o projeto, ao atuar nestes territórios específicos da capital, com a primeira infância e com os recortes temáticos citados, valoriza e estimula discussões relevantes para a constituição de uma sociedade mais justa e menos desigual. Contribuir para a formação de indivíduos que reconheçam e respeitem a diversidade de saberes, conhecimentos e culturas que compõem as sociedades. Também colabora na divulgação e popularização da ciência e da tecnologia, fortalecendo laços identitários e valorizando a diversidade cultural, de gênero e raça.

Assista nosso vídeo documentário do projeto: