O Museu

De portas abertas ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal se consolidou como uma instituição reconhecida na cultura do país. Mais de 1 milhão e 500 mil pessoas visitaram o museu neste período, com acesso gratuito a informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil e, certamente, para muito mais além disso. Em 2013, a Gerdau se tornou a patrocinadora do MM Gerdau, em uma iniciativa pública privada com o Governo de Minas Gerais, por meio do Circuito Liberdade. Em 2023, o Museu celebra os 10 anos de parceria.

Mais de 290 mil pessoas participaram de ações culturais oferecidas pelo museu em diferentes eixos, tais como música, literatura e poesia, terceira idade, cultura e arte negra, inovação e empreendedorismo, sustentabilidade, ciência e tecnologia, crianças, vínculo com a cidade e bem-estar. Outras 200 mil pessoas foram atendidas em ações educativas do museu, participando de visitas mediadas, oficinas, contação de histórias, dinâmicas, encenações, além de diversas exposições temporárias. Foram cerca de 1.183 atividades culturais oferecidas ao público nestes treze anos de funcionamento, uma média de 91 ações ao ano e 8 atividades mensais.

O histórico Prédio Rosa, da Praça da Liberdade

As ações que o Museu oferece são realizadas em um edifício histórico de 1897, o conhecido Prédio Rosa, palco da inauguração da capital Belo Horizonte e das secretarias do Governo de Minas na época, que foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em 1977, e hoje integra o Circuito Liberdade, principal pólo cultural e turístico de Belo Horizonte e um dos principais circuitos culturais da América Latina. O prédio, que completou 125 anos de sua construção em 2022, exibe detalhes arquitetônicos neoclássicos e art nouveau do século XIX, tendo sido totalmente restaurado entre 2008 e 2010, quando foram reveladas pinturas parietais históricas de Friedrich Anton Steckel, um dos principais pintores paisagistas do império e da república, reconhecido nacionalmente e de mérito inegável. A conservação e manutenção deste patrimônio material e todos seus componentes históricos (pisos, portas, portões, janelas, pinturas parietais, lustres, grades, telhados, etc.) é um compromisso da instituição mantido diariamente.

Intervenções arquitetônicas para a nova finalidade do Prédio Rosa

Foi entre 2008 a 2010, que aconteceram a elaboração e a execução das obras do projeto arquitetônico e do projeto expográfico, sendo o projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, de autoria do consagrado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, de autoria do curador Marcello Dantas. O resultado desta parceria é um museu de ciência e tecnologia que apresenta, de forma lúdica e interativa, por meio de personagens históricos e fictícios, a história da mineração e da metalurgia, com destaque para os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

A adição de um novo pavimento alinhado à fachada posterior proporcionou ao edifício mais uma galeria de exposição e, ao mesmo tempo, um terraço. Outro elemento de notória plasticidade é a belíssima cobertura do pátio central, composta com aço e vidro. O seu desenho de vigas “V” intercruzadas forma uma sequência de elementos piramidais seccionados, que direcionam os olhares à amplitude celeste. A cor vermelha possui alusão ao vermelho brasa, às forjas de aço e ao “Fogo de Prometeu”, da mitologia grega. Paulo Mendes da Rocha faleceu em 2021 e , em sua homenagem, o MM Gerdau batizou seu terraço de “TerrAço Paulo Mendes da Rocha”.

Márcia Regina C. S. Guimarães

Gestora do Museu e Diretora Executiva da AMMMM

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é integrante do Circuito Liberdade e, desde 2013, é patrocinado pela Gerdau

O Circuito Liberdade

O Circuito Liberdade foi criado em 2010, após a inauguração da Cidade Administrativa e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a região Norte de Belo Horizonte. A sua criação visava transformar os prédios históricos esvaziados em espaços com vocação para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio, reunidos como complexo cultural referência para moradores da capital mineira e visitantes.

Apesar de recente, a história do Circuito se confunde com a da própria cidade de Belo Horizonte e de Minas Gerais, pois a Praça da Liberdade foi projetada no final do século 19 para abrigar o centro administrativo do Estado, com a construção das secretarias e do Palácio da Liberdade, sede e símbolo do Governo. A inauguração da Praça e seus prédios aconteceram em 1898, tendo sido palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil.

A Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço.

A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

A Gerdau possui forte presença em Minas Gerais, onde possui quatro usinas siderúrgicas (Barão de Cocais, Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas), unidades de Mineração (Miguel Burnier e Itabirito), além da unidade Florestal, com sede em Três Marias. A Companhia possui, ainda, unidades da Comercial Gerdau em várias cidades mineiras. Dessa forma, a Gerdau busca contribuir continuamente para o desenvolvimento sustentável do estado, por meio de iniciativas e projetos voltados à educação, mobilização social e preservação do patrimônio histórico-cultural.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, mantido pela Empresa, é um exemplo disso: aberto ao público, o equipamento cultural proporciona aos visitantes uma viagem ao universo do metal e dos minerais, que demonstram também toda a riqueza abrigada em nosso estado. Conheça mais sobre a Gerdau na exposição “Espaço do Aço”.

No “Espaço do Aço”, o público pode entender a importância desse metal, suas curiosidades, potencial de inovação e seu papel na economia circular. De forma interativa e moderna, os visitantes compreendem melhor a importância do aço na vida das pessoas e conhecem invenções e processos criativos que mudaram nossa vida. O Espaço do Aço foi criado em parceria e com incentivo da Gerdau e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

 

Saiba mais sobre a Gerdau