O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 12/08, às 15h, o Festival Já Raiou a Liberdade com o show de Zé Ibarra, cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. A apresentação marca a estreia do festival no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal depois de passar por Ouro Preto e outros centros culturais em BH. O Festival é a celebração da música brasileira em sua diversidade. O show será gratuito e sujeito à lotação do espaço. A entrada será liberada a partir das 14h.
Zé Ibarra
Iniciou sua carreira em 2012, com a Dônica, banda formada em parceria com Lucas Nunes, Tom Veloso, Deco Almeida e Miguel Guimarães. Em 2019, Zé Ibarra foi convidado a integrar a banda do seu ídolo Milton Nascimento, participando como cantor e músico das duas últimas turnês do artista, dedicadas ao álbum “Clube da Esquina”(2019) e no show emblemático “Última sessão de música” (2022), que marcou o encerramento da carreira do artista. Ao realizar o show de abertura da turnê nacional e internacional de Milton Nascimento, Zé encantou o público com sua performance e timbre musical, apresentando um repertório que mesclou músicas de sua autoria e de grandes artistas nacionais. Durante a pandemia da Covid-19, em 2020, Zé Ibarra, Julia Mestre, Dora Morelenbaum e Lucas Nunes se juntaram para criar, cantar e tocar juntos. Desse encontro musical surgiram lindas composições que deram origem ao grupo Bala Desejo. O resultado desse processo criativo intenso e inovador, é o disco “SIM SIM SIM” que foi lançado através das redes sociais, em 2022. O reconhecimento desse trabalho foi a conquista do prêmio Grammy Latino de 2022, na categoria “Melhor Álbum Pop em Português”. Em 2023, o grupo foi coroado pelo 30º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo”.
Ao longo de sua carreira, Zé Ibarra teve a oportunidade de cantar com uma série de artistas importantes da música brasileira. Desde seus ídolos da MPB, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gal Costa, Ivete Sangalo e Margareth Menezes, até seus amigos mais próximos, como Tim Bernardes, Duda Beat, Criolo, Josyara, Sophia Chablau e Ana Frango Elétrico. Além disso, gravou os singles “Meu Bem, Meu Mal” com Gal Costa, “Bédi Beat” com Duda Beat, “Vai atrás da vida que ela te espera” de Guilherme Lamounier e “A Escola” de Adoniran Barbosa. Todos os seus trabalhos podem ser ouvidos pelas plataformas de streaming musical.
O Festival Já Raiou a Liberdade
Quais são os sons do Brasil? Uma infinidade de gêneros, ritmos e estilos. O Festival “Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil” é uma celebração da música brasileira em sua diversidade.
A música é uma das mais significativas manifestações artísticas da cultura nacional. É inegável o papel que a musicalidade representa no cenário cultural brasileiro e na formação do imaginário popular, ela se apresenta como uma das mais poderosas formas de preservação da
memória coletiva e como um espaço social para as leituras e interpretações do Brasil.
Os Sons do Brasil promove encontros: da musicalidade presente nos quatro cantos do país aos instrumentos de sopro, corda e percussão unindo músicos, maestros, cameratas e orquestras. A riqueza rítmica, melódica e harmônica do Brasil se manifesta na coexistência do samba, choro, bossa nova, ritmos regionais como o baião, o xaxado e o axé, rock, música clássica, entre outros sons que se encontram no Festival. Além da histórica Ouro Preto, onde o Museu Boulieu abrigará o projeto, a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, também será palco para o Festival, com apresentações sendo realizadas em diversos centros culturais como o Palácio das Artes, Palácio da Liberdade, MM Gerdau e o Memorial Vale. A programação Os Sons do Brasil se estende durante todo o ano de 2023.
SHOW: ZÉ IBARRA
Data: 12/08, sábado
Horário: 15 horas
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
Endereço: Praça da Liberdade, número 680 – Prédio Rosa – Funcionários/BH
Entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço!