O Encontro de Colecionadores de Minerais surgiu em 2013 como uma forma de fomento ao colecionismo de minerais, surgimento de novos colecionadores e estreitamento com o público do Museu. A ideia era fazer a exposição de coleções, fazer trocas, identificar minerais e tirar dúvidas.  Um diálogo entre colecionadores iniciantes e colecionadores profissionais ou mais experientes! Para celebrar esses 10 anos de história, o Encontro de Colecionadores traz uma programação especial nesta edição! Acompanhe e participe:

 

Exposição Colecionadores e suas Coleções
10 às 17h

15 colecionadores, sendo 4 instituições (MM Gerdau, Serviço Geológico do Brasil, IF Sudeste MG Campus JF  e UFLA), e suas coleções.

 

Talk “Os Minerais Tipo do Brasil”, com Daniel Atencio (USP)
14 às 15h

O talk  irá tratar do histórico e das propriedades dos 75 minerais válidos que foram descritos pela primeira vez no Brasil.

Daniel Atencio nasceu em São Caetano do Sul, Estado de São Paulo. Geólogo (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo, é professor do Instituto de Geociências da USP desde 1984. É o representante brasileiro na Commission on New Minerals, Nomenclature and Classification (CNMNC) da International Mineralogical Association (IMA), autor/ coautor de 34 minerais novos (20 do Brasil, 14 do exterior). O mineral atencioíta foi nomeado em sua homenagem. É autor dos livros “Type Mineralogy of Brazil: a book in progress” e “Os Minerais-Tipo do Brasil: um livro em andamento”, ambos de 2023. É co-autor da Enciclopédia dos Minerais do Brasil (8 volumes já publicados).

Este evento terá tradução simultânea em libras.

 

Lançamento do livro “Gemas do Brasil”, com Carlos Cornejo
15 às 16h

O encantamento pelas cores, brilho e transparência das pedras preciosas é tão antigo quanto o homem. Sua lapidação para transformá-las em objetos de ornamentação pessoal deu origem ao termo gema, isto é, a região da pedra digna de ser lapidada. Dando sequência às obras antecedentes da mesma série: “Minerais e Pedras Preciosas do Brasil” e “Coleções Minerais do Brasil”, o livro “Gemas do Brasil” contém farta informação e milhares de imagens de gemas em bruto e lapidadas, além de fotografias artísticas de deslumbrantes joias. A obra conta com uma introdução histórica e com um guia das principais gemas que ocorrem no Brasil, mas também inclui muitas de outras procedências, frequentes no comércio, na descrição das quais foram adotados os critérios de diversas normativas. Na segunda parte, destaca a trajetória e contribuição do amplo leque de profissionais que participam do ciclo da gema, entre gemólogos, mineralogistas, laboratórios gemológicos, museus, colecionadores, mineradores, pedristas, lapidários, ourives e criadores de joias. Esses capítulos ilustram o trabalho em importantes minas, o comércio das gemas e, sobretudo, sua utilização; apresentando as criações de quase 50 designers e joalheiros.

Carlos Cornejo nasceu em Santiago do Chile em 29 de dezembro de 1961. Formou-se jornalista pela Universidade Católica do Chile, em 1984. Em 1986, passou a residir em São Paulo. Trabalhou como repórter, fotógrafo, editor e produtor gráfico durante vários anos, colaborando com matérias e reportagens fotográficas para numerosas publicações. Realizou diversas exposições fotográficas, entre elas “Cristais: Flores do Reino Mineral”, “Brasil: Jardim Mineral”, “Expedição Atacama: Viagem ao Deserto Mais Seco do Mundo”, “Ilha de Páscoa: a Terra dos Gigantes de Pedra” e “Ilhas dos Mares do Sul”. Colecionador de minerais, conta com um acervo de milhares de amostras, além de uma biblioteca especializada em Mineralogia. Foi fundador e editor do Jornal das Pedras, entre 1995 e 1998, publicando diversas matérias sobre Mineralogia, Gemologia, Paleontologia e Espeleologia. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Em 1991, associado a Silvia Rita dos Santos, fundou a Solaris Edições e Produções Culturais e Multimídia, principalmente dedicada à edição de livros de interesse cultural. Em 2010, lançou, em coautoria com Andrea Bartorelli e patrocínio da Vale, o livro Minerais e Pedras Preciosas do Brasil, com 704 páginas e 1.153 imagens, obra que foi reeditada em 2014, com apoio do Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Em 2020, em parceria com Andrea Bartorelli, lançou um segundo volume dedicado às pedras: Coleções Minerais do Brasil, obra com 792 páginas e exatas 2.000 imagens, retratando os principais acervos nacionais. Entre seus estudos gemológicos, conta-se a participação em diversos cursos do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM): “Diamante Lapidado – Identificação e Classificação”, “Identificação das Gemas Coradas”, “Classificação das Gemas Coradas” e “Identificação e Caracterização de Gemas Sintéticas: Diamantes e Gemas de Cor”.

 

10º Encontro de Colecionadores de Minerais
Data: 21/10, sábado
Hora: 10 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Endereço: Praça da Liberdade, 680, Prédio Rosa – 
Funcionários/BH

 

21/10 10 às 17h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também