Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida Themis Lobato para apresentar os resultados de sua dissertação “Planeta África: Práticas Artísticas para uma Educação Antirracista”, finalizada em 2022 junto ao Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais, em dois Encontros entre Educadores (EEE), que serão realizados no dia 18/11. O primeiro encontro acontece das 10 às 12h e, o segundo, das 14 às 16h.
Os encontros irão trazer uma formação continuada que auxilia educadores a cumprirem a lei nº 10.639/2003 nas escolas, utilizando as tradições africanas como uma de suas bases metodológicas para a aplicação da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (2007), proposta para o ensino da arte-educação (contexto, fazer, apreciação). De modo a unificar as técnicas de ensino, ateliê, realizadas em instituições de educação informal com as da educação formal.
Apresentando e exaltando as tradições africanas do ato de transmissão de história, a mestre Jedi Themis Lobato, desenvolve de uma forma lúdica e artística, práticas educativas que podem auxiliar as professoras a desenvolver as temáticas raciais em sala de aula.
O Museu é integrante do Circuito Liberdade, financiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, possui o patrocínio da Gerdau, o apoio da CBMM e a parceria do Governo de Minas Gerais.
PLANETA ÁFRICA: PRÁTICAS ARTÍSTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Data: 18/11, sábado
Horário: 10 às 12h e 14 às 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)
Endereço: Praça da Liberdade, nº680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG