Devido às chuvas, as atividades do evento “Se Essa Rua Fossem Nossa” serão realizadas no interior do Prédio Rosa, casa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, garantindo o conforto e o acolhimento de todas as pessoas e ações do evento.
___
Está chegando a nova edição do “Se Essa Rua Fosse Nossa”! O projeto, idealizado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, promove a ocupação da Alameda da Educação (rua em frente ao Prédio Rosa, casa do MM Gerdau) com atividades voltadas para o público infantil, em celebração ao Dia das Crianças. Em 2024, a ação recebe novamente a parceria e correalização da Biblioteca Pública Estadual, da Casa Fiat de Cultura, do Memorial Minas Gerais Vale e do Palácio da Liberdade. O evento acontece no sábado, dia 12 de outubro, das 10h às 16h, na Alameda da Educação, na Praça da Liberdade.
“O mês das crianças no Circuito Liberdade é sempre um momento muito importante. Além de inúmeras programações especiais, este ano, pela segunda vez, vários equipamentos se uniram para oferecer ao público um dia repleto de atividades diversificadas na rua. É uma ótima opção que vai unir, lazer, cultura e conhecimento para reforçar nosso compromisso com a formação cidadã das crianças através do acesso à cultura”, comenta Natalie Oliffson, Coordenadora Executiva do Circuito Liberdade – FCS.
O público participa de uma ampla programação, com atividades lúdicas e divertidas, como contações de histórias, oficinas de pintura, tear e bonecos, criação de geodos, brincadeiras de rua, espaço de jogos interativos e acessíveis, e atividades que incentivam a leitura.
Paola Oliveira, Gerente de Relacionamento Institucional do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, destaca a importância de levar as ações do Museu para a rua: “Para nós é muito importante garantir o acesso das atividades e ações realizadas no MM Gerdau, por isso, pensamos o projeto de ocupação da Alameda da Educação, que existe desde 2018, de modo a levar um pouco do museu para além do Prédio Rosa, especialmente no Dia das Crianças. E também é uma forma de resgatar a memória de um tempo em que era muito comum brincar na rua. Costumo brincar que, ´Se essa rua fosse nossa´ (nome do projeto), ela seria assim: com muitas atividades gratuitas, repleta de crianças e suas famílias se divertindo e integrando os nossos vizinhos, os demais equipamentos do Circuito Liberdade, reforçando a parceria que existe nesta rede pela cultura e educação”, comenta.
Cada equipamento vai oferecer sua própria programação, integrando os temas e concentrando as ações na Alameda da Educação, por meio de atividades totalmente gratuitas.
___
PROGRAMAÇÃO:
MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Espaço de Jogos
Hora: 10h às 16h
Os participantes poderão jogar, orientadas pelo educador, os jogos educativos, divididos em grupos, em um circuito em que todos poderão experimentar os três jogos disponíveis;
Oficina de Geodos
Hora: 11h às 12h30 // 14h às 15h30
A oficina acontecerá nas tendas dispostas em frente ao museu. Neste espaço, os participantes serão conduzidos a criar seu próprio geodo e poderão levá-lo como recordação de sua participação na atividade;
Contação de Histórias
Hora: 11h, 15h e 15h30
Histórias variadas que vinculam as temáticas de cultura popular e divulgação científica.
Brincadeiras de Rua
Hora: 14h às 16h
Esta atividade trará algumas brincadeiras antigas para que os participantes vivam uma experiência de como eram as brincadeiras no passado. Traremos as brincadeiras: “Amarelinha”, “Corre Cotia” e a brincadeira de origem egípcia “Pegue o Bastão”.
___
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (AÇÃO CANCELADA)
Carro-Biblioteca e com atividades de mediação e incentivo à leitura
Hora: 10h às 16h
A participação do Carro-Biblioteca como biblioteca demonstrativa pretende propiciar ao público presente uma interação com o acervo exposto, explorando diversos gêneros e temas, reforçando o papel das bibliotecas como espaços dinâmicos de aprendizagem e entretenimento. Além de contribuir para a consolidação da biblioteca como um recurso acessível e presente, desmistificando a ideia de que o acesso à leitura está restrito a espaços físicos convencionais.
Observações: não haverá inscrições. Durante o período em que o Carro-Biblioteca permanecer no evento serão desenvolvidas rodas de leitura.
___
Casa Fiat de Cultura
Oficina Pintura Invisível – A Magia Acontece
Hora: 10h às 12h // 14h às 16h
Pintar também pode ser um momento de aprender a fazer mágica, ou quase isso, talvez fazer alquimia. Usando produtos presentes na nossa cozinha, vamos descobrir uma forma de criar pinturas que surgem como mágica da fusão de elementos básicos e seguros. Diversão, risadas e arte garantidos. Este ano, a Casa Fiat de Cultura convida o público a descobrir que, usando bicarbonato de sódio, vinagre e cúrcuma, é possível ter momentos lúdicos de brincadeira, exercício artístico e um pouquinho de conhecimento sobre química. Vale a pena experimentar. Convidamos a todos a vir para a Alameda da Educação para pintar e fazer magia, na Praça da Liberdade, e aproveitar o dia de uma forma leve e divertida.
Observações: A atividade é gratuita e aberta a todos! Sugerimos o uso de roupas adequadas à atividade física e protetor solar.
___
Memorial Minas Gerais Vale
Oficina EcoBonecos – Grupo Girino
Hora: 14h às 15h30h
A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos a partir da utilização de materiais reaproveitáveis e do cotidiano. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de personagens e sua posterior confecção.
___
Palácio da Liberdade
Oficina: Tramas da Memória
Hora: 10h às 12h
Realização: Educativo do Palácio da Liberdade
Público Alvo: crianças a partir de 06, adolescentes, jovens e adultos
Entre tramas e urdumes, os participantes poderão tecer em diferentes tipos de tear, incluindo um tear coletivo, construído continuamente e a muitas mãos. Pretende-se promover a valorização cultural dos saberes tradicionais mineiros, a prática comunitária, a integração de diferentes gerações e grupos sociais, a troca de experiências e memórias. E assim, consolidar laços de afetos, tão importantes para a preservação do nosso patrimônio.
Observações: não haverá inscrições; vagas limitadas, sujeito a lotação de espaço.
___
SE ESSA RUA FOSSE NOSSA
DATA: 12/10/2024, sábado
HORA: 10h às 16h
LOCAL: Alameda da Educação (rua em frente ao MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade – nº680)