O Museu Atravessa a Cidade – 2ª Edição | Eixos Temáticos | O papel educativo do “Mediador Contador”
Pensado e criado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, o projeto O Museu Atravessa a Cidade chegou em sua segunda edição no ano de 2024. Por meio do estreitamento das relações entre museu e escola, realiza ações educativas em instituições da rede municipal de educação infantil em Belo Horizonte. Para permitir o diálogo e a troca de experiências entre crianças e educadores, o Educativo do MM Gerdau atua na construção do chamado “Mediador Contador”. Combinando contação de histórias e mediação, criamos personagens para mediarem as atividades, ajustando características psicológicas e físicas, por meio de técnicas do teatro, da performance e da contação de histórias. Tais aspectos são adaptados conforme o espaço, o tempo e as circunstâncias, para envolver o público e aproximá-lo do ambiente e do acervo apresentados.
A mediação realizada pelos educadores se baseia no resgate e na valorização de tecnologias ancestrais, por vezes esquecidas, e fundamentais na construção social, econômica e da pluralidade cultural do país. Desta forma, é possível levar para as crianças o outro lado da História que, por muitas vezes, foi contada por um único ponto de vista. Histórias como as de Chico Rei e da Rainha Djalô, que foram escravizados e trazidos do Congo para o Brasil e conquistam suas liberdades um tempo depois, deixando um legado cultural para o país; ou pela história da Dona Izabel e da cultura ceramista do Vale Jequitinhonha, tradição cultural que valoriza o saber ancestral e o fazer de mulheres do norte de Minas Gerais.
Ao aproximar a memória do acervo museal, os participantes podem perceber e refletir sobre a cultura passada e atual, influenciando a organização social e o tecido sócio-cultural ao seu redor. A questão de como tornar o acervo um “sujeito” capaz de provocar essa reflexão envolve o uso da linguagem, que estabelece relações entre as pessoas, algo fundamental para essa interação, permitindo que o acervo influencie conscientemente quem participa das ações.
Este é “O Museu Atravessa a Cidade”, um projeto criado pelo MM Gerdau, que propõe o estreitamento das relações entre museu e escola, por meio de ações educativas realizadas em instituições de ensino da rede municipal de educação infantil em BH.
Em 2024, este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui o patrocínio do Grupo Zelo.
Foto 01: Paloma Inacia, Juliana Cavalli, Sarah Queiroz e Allane Machado, educadoras do MM Gerdau, apresentando o projeto O Museu Atravessa a Cidade, na EMEI Lajedo.