O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, dia 04 de dezembro às 19h, o lançamento do livro “A memória coletiva em perspectiva: ensaios sobre a memória como gesto a partir de narrativas de uma cidade-trapeira”, escrito por Luciana Amormino e lançado pela Editora Appris.

Partindo de cinco iniciativas de memória sobre Belo Horizonte, MG, consideradas memórias menores de caráter coletivo, o livro uma perspectiva analítica que permite compreender a memória como gesto, buscando complexificar o entendimento de memória coletiva proposto por Maurice Halbwachs (1990), a partir da experiência da capital mineira com suas memórias. Para tanto, toma tais iniciativas, como fios e retalhos de uma trama com as quais a cidade-trapeira lida, a qual se relaciona com um modo de lidar também com as memórias a partir de seus fragmentos e vestígios.

Essas iniciativas parecem pretender dar conta de um comum, mas incorporam a multiplicidade temporal que as constitui e emergem de um cotidiano heterogêneo, que está vinculado a tempos e espaços conflitantes e coexistentes. Trata-se de memórias abigarradas, nos termos da socióloga boliviana, de origem aymara, Silvia Rivera Cusicanqui, nas quais temporalidades e espacialidades são rearranjadas em um contínuo movimento que mostra as instabilidades e disputas sobre a memória e a própria cidade.

Olhando para tais narrativas, a autora propõe o entendimento da memória como gesto, um ato ético, estético e político vinculado a um esforço produtivo sobre a cidade, que incorpora liberdade. Um campo não pacificado, no qual se encontram contradições, silenciamentos e invisibilidades refletidas nas diferentes narrativas sobre ela, conformando distintas identidades narrativas.

Luciana Amormino é doutora em comunicação social pela UFMG, com pesquisa financiada pela Capes, tendo realizado período de estágio doutoral junto ao The Memory Group da Universidade de Warwick, Reino Unido, pelo programa Capes PrInt. É mestre em Comunicação Social pela UFMG (2009), especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2006) e graduada em Jornalismo pela PUC Minas (2003). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, Memória, Cultura e Narrativas e, atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado junto ao PPGCOM UFMG, com pesquisa financiada pelo CNPq. Coordena e leciona na pós-graduação em Culturas Urbanas, Mídia e Memória (PUC Minas). É membro dos grupos de pesquisa Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (PPGCOM/UFMG) e The Memory Group (Universidade de Warwick) e integra as redes Historicidades dos Processos Comunicacionais, Rememora – Rede Brasileira de Pesquisadores de Memória e Comunicação e Linhas: Rede Mineira de Estudos da Narrativa, como pesquisadora associada. Autora do livro “A memória como gesto: um ato ético, estético e político” (Selo PPGCOM UFMG) e co-autora dos livros “BH125 anos: um olhar sobre a cidade, seu comércio e sua história” (Escritório de Histórias), “Tecendo memórias: a história da Estamparia” (Escritório de Histórias), “Ilda e Flávio: a arte de conduzir” (Escritório de Histórias), “A estrada e o sonho” (Escritório de Histórias), entre outros.

LANÇAMENTO DE LIVRO: “A MEMÓRIA COLETIVA EM PERSPECTIVA: ENSAIOS SOBRE A MEMÓRIA COMO GESTO A PARTIR DE NARRATIVAS DE UMA CIDADE-TRAPEIRA”
DATA: 04/12/2024
HORA: 19h
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG

04/12/2024 19h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também