O bate-papo Cavernegras: Mulheres Pretas na Espeleologia estreia no YouTube do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no dia 13 de fevereiro, com Juliana Cavalli, Maryanne Normitta e Jéssica Scaglione Gallo. A conversa é parte da programação especial em celebração ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, data que completa 10 anos em 2025.

O evento pretende expandir as discussões sobre a presença negra e feminina no campo da Espeleologia, o estudo de cavernas. Refletindo sobre os desafios que a mulher negra enfrenta ao adentrar no campo e sobre a importância da representatividade feminina já estabelecida em um ambiente majoritariamente masculino e branco.

A diretoria da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) é, hoje, composta por uma bancada exclusivamente feminina. O bate-papo, que também integra a programação da 9ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, discorrerá também sobre os avanços e expectativas das participantes em relação ao Congresso Internacional de Espeleologia, que acontece em Belo Horizonte em julho de 2025.

Juliana Cavalli é atriz, contadora de histórias, bacharelanda em Estudos Literários pela Faculdade de Letras (UFMG), escritora, autora do livro “Narrativas Negras: Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras”, contribui também no Blog do Espaço (Espaço do Conhecimento UFMG), com a série literária “Kimbo” e no blog do MM – Gerdau Museu das Minas e do Metal, com a série literária “Margens da Abolição”. Atua como Educadora Museal desde 2019 e, atualmente, faz parte do grupo de trabalho trans-setorial do museu “Tudo é História Preta”, como parte do setor Educativo do MM Gerdau.

Maryanne Normitta é bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), pós-graduanda em Perícia e Valoração de Danos Ambientais pela PUC Minas e pós-graduada em Patrimônio Espeleológico pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Desde 2015, é membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Guano Speleo, onde também foi co-fundadora do Grupo de Trabalho Caverneiras Guano Speleo. Além disso, integra o Grupo Caverneiras Brasil. Sua atuação profissional é na área de compensação espeleológica e na gestão de dados ambientais.

Jéssica Scaglione Gallo é professora substituta da área de Zoologia do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar. Pós-doutoranda no Laboratório de Bioecologia e Sistemática de Crustáceos (LBSC), Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada, FFCLRP-USP (2024). Mestra em Ecologia com ênfase em diplópodes Pseudonannolenidae pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar (2017). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atua na área de biologia subterrânea, com especialização em amostragem faunística, triagem, processamento de dados, elaboração de relatórios e monitoramento de fauna.

___

CAVERNEGRAS
DATA: 13/02/2025
HORA: 19H30
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (YouTube)
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG

13/02/2025 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Científicas; Programação

Veja também