O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal promove, no dia 11 de setembro de 2025, às 19h30, o bate-papo “A História e as Conquistas das Pessoas Surdas e os Desafios no Mercado de Trabalho”, com Antônio Campos de Abreu e Sarah Helen Gravina Fernandes. A atividade integra a programação do Setembro Surdo 2025.

A comunidade surda no Brasil consolidou avanços significativos nas últimas décadas, entre eles, o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma oficial de comunicação, a regulamentação da profissão de intérprete de Libras e a ampliação de políticas públicas voltadas à acessibilidade em espaços educacionais, culturais e de serviços. Esses marcos representam conquistas fundamentais para a promoção de direitos e da cidadania da pessoa surda. No entanto, ainda há desafios importantes, especialmente no mercado de trabalho, onde barreiras de comunicação, preconceito e falta de adaptação em ambientes corporativos dificultam a plena inclusão e valorização profissional. O encontro irá destacar a trajetória e as conquistas das pessoas surdas, além de discutir caminhos para superar barreiras sociais e profissionais, promovendo uma sociedade mais inclusiva.

Antônio Campos de Abreu é presidente da Federação Nacional da Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), é ativista reconhecido pela luta e representatividade da comunidade surda no Brasil.

Sarah Helen Gravina Fernandes é coordenadora da área social da FENEIS, atua em projetos educativos e sociais voltados à inclusão da pessoa surda.

SETEMBRO SURDO – BATE-PAPO: A HISTÓRIA E AS CONQUISTAS DAS PESSOAS SURDAS E OS DESAFIOS NO MERCADO DE TRABALHO
DATA: 11/09/2025
HORA: 19h30
LOCAL: MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL (Auditório Bateia)

11/09/2025, quinta-feira - Auditório Bateia 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também