Como o nosso cotidiano e os fatores geológicos estão conectados? E como as mudanças climáticas intensificam essa relação?

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida você para uma conversa no dia 25/09, às 19h30, entre a URBEL (Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), instituições de referência no estudo de riscos geológicos no país. Motivados pelo tema da 19ª Primavera de Museus – “Museus e Mudanças Climáticas” – especialistas, em uma mesa de debate, discutirão como fenômenos tipo deslizamentos de terra, períodos de secas e de chuvas afetam diretamente Belo Horizonte e Minas Gerais, além da importância de entender a dinâmica da nossa Região.

A ação integra a programação da 19ª Primavera de Museus, que em 2025 possui como tema “Museus e mudanças climáticas”, nos convidando a refletir sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.

Isabel Volponi (URBEL) é formada em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com especialização em Geotecnia. Servidora efetiva da Urbel, atua na área de Geologia Urbana e Ambiental. Desde 2010 exerce a função de Diretora de Manutenção e Áreas de Risco da URBEL, sendo responsável pela coordenação e gestão do Programa Estrutural em Áreas de Risco ( fonte: https://prefeitura.pbh.gov.br/urbel/isabel-volponi). Atua em questões de risco geológico em áreas de vulnerabilidade social em Belo Horizonte com foco em comunidades de baixa renda que se localizam em áreas suscetíveis a fenômenos como deslizamentos de terra.

Heródoto Goes (SGB) possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1997). Atualmente é Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil com ênfase em Geotecnia. Atua no Departamento de Gestão Territorial (DEGET) na Divisão de Geologia Aplicada (DIGEAP) com Cartografia do Risco Geológico, Cartografia de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, Cartografia do Perigo Geológico, Avaliação Técnica Pós-Desastres e Avaliação Geotécnica de Atrativos Geoturísticos. Trabalhou na URBEL – PBH, no PEAR, Programa Estrutural Para as Áreas de Risco em 2012 e 2013.

BATE-PAPO: Mudanças Climáticas e Riscos Geológicos no nosso Cotidiano
COM: SGB + URBEL
DATA: 25/09/2025
HORA: 19h30
LOCAL: MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

 

25/09/2025, quinta-feira 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Científicas; Programação

Veja também