No dia 22/06, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal completa 13 anos de história! Integrante do Circuito Liberdade, o MM Gerdau foi inaugurado em 2010 e é um Museu de ciência e tecnologia, localizado no histórico Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Lar da diversidade mineral, no coração de Minas Gerais, o Museu se consolidou como uma instituição reconhecida na cultura e ciências do país. Mais de 1 milhão e 400 mil pessoas visitaram o museu neste período, com acesso gratuito a informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil e, certamente, para muito mais além disso.

Ocupação científica

Para celebrar a data, acontece no dia 22/06, a partir das 13h, a “Ocupação CPRM – Conservação da Geodiversidade”. Em nova parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), a ação contará com bate-papo e ocupação científica. A conversa “Levantamento da Geodiversidade do Brasil: a experiência do SGB-CPRM e novas aplicações direcionadas ao Fomento ao Geoturismo” será apresentada pelo geógrafo Marcelo Eduardo Dantas, às 19h, e vai levar ao público o acúmulo de produção técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em matéria de Geologia Ambiental, aplicada ao Planejamento Territorial ao longo dos últimos 15 anos. Além do bate-papo, a ação contará com estandes, das 13 às 22h, apresentando diversas experiências relacionadas à geodiversidade, geopreservação, riscos geológicos e geociências que serão oferecidas ao público visitante, de forma totalmente gratuita!

Apresentação de coral

As comemorações não acabam no dia 22! Na quinta-feira seguinte, dia 29/06, às 19h30, o MM Gerdau recebe, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, o concerto “Coros de Ópera”, do Coral Lírico de Minas Gerais. O Coral Lírico de MG apresenta um concerto especial, onde 60 vozes interpretarão trechos de coros das mais famosas óperas dos compositores Bizet, Verdi, Puccini e Mascagni, dentre elas: Carmen, Madama Butterfly, Cavalleria Rusticana, Rigoletto, Traviatta entre outras. O coro será regido pelo maestro Hernán Sánchez, acompanhado pelo pianista Fred Natalino.

Modernos Eternos 2023 & Ação Street – MM Gerdau

Está em cartaz no Museu parte da 8ª Edição da exposição Modernos Eternos 2023 e Ação Street. O público poderá visitar gratuitamente no MM Gerdau a exposição “Minas, paisagem revelada”, com pinturas que traduzem a paisagem urbana e natural do estado de Minas Gerais. O conjunto de obras é representado pelos artistas Aníbal Matos, Nazareno Altavilla, Luiz Signorelli, Genesco Murta, Aristides Agretti, Funchal Garcia, entre outros. A mostra possui curadoria dos colecionadores Fabiano Lopes de Paula, Ricardo Gianetti e Rodrigo Vivas, com expografia de João Caixeta.

A tradicional Ação Street da Modernos Eternos BH também acontece no MM Gerdau e apresenta 10 peças de design assinadas por profissionais de destaque do mercado, como Olavo Machado Neto, Susana Bastos e Linda Martins. As peças são confeccionadas por artesãos da região de Barão de Cocais, fruto de uma parceria da mostra com o Projeto Bamboo, que tem a Gerdau como apoiadora. A iniciativa desenvolveu uma série de oficinas de capacitação em técnicas de construção de mobiliários, adornos e peças utilitárias a partir do bambu, em regiões periféricas e ricas dessa matéria-prima em Minas Gerais, com o suporte técnico da Becus Ecodesign. Já a coordenação do projeto está a cargo de Marcos Esteves.

No dia 29/06, quinta-feira, haverá uma roda conversa sobre preservação patrimonial, que também integra a programação do Modernos Eternos 2023. O talk “Parcerias Público-Privada na Preservação Ambiental” acontece às 16h30, na Praça de Convivência do MM Gerdau, e vai abordar a relevância das parcerias público-privadas na preservação dos prédios históricos e no fomento à cultura. Para isto, vamos bater um papo com a diretora da Casa Fiat de Cultura, Ana Vilela, a diretora do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Gislaine Tanaka, a diretora do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, Márcia Guimarães, o diretor do Memorial Minas Gerais Vale, Wagner Tameirão, além da arquiteta e representante do Iepha/MG , Maíra Onofri.

Toda a programação é gratuita. Venha comemorar os 13 anos do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal!