Luciano Faria, coordenador da Programação do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e integrante do Grupo Opilião de Pesquisas Espeleológicos (OGrEE), participou, entre os dias 20 e 24 de abril, do 36º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE). O evento aconteceu em Brasília/DF e foi dedicado à ciência que estuda grutas e cavernas.

Com mais de vinte anos de experiência no universo espeleológico, sua participação no 36º CBE reforçou a importância do envolvimento entre museus, trabalhos científicos e pesquisas. Faria apresentou, na capital federal, três projetos desenvolvidos pelo Opilião. Dois dos trabalhos são focados na “Gruta Maria Drummond”, localizada na cidade de Rio Novo do Sul, e na “Gruta do Limoeiro”, situada no município de Castelo, ambas localizadas no estado do Espírito Santo.

Por fim, o terceiro trabalho apontou a necessidade para o desenvolvimento de pesquisas sobre a atuação de grupos voltados à espeleologia no Brasil, que buscam a preservação do Patrimônio Espeleológico nacional.

Foto: divulgação oficial do 36º CBE