O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal anuncia o lançamento oficial da sua versão do Librário. Desenvolvido por Flávia Neves, ele é um jogo didático pedagógico, com caráter científico, criativo, artístico e cultural, que busca a promoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de maneira lúdica, fomentando a comunicação entre surdos e ouvintes.

Para a sua versão do jogo, o MM Gerdau contou com a participação dos seus colaboradores que ilustram as cartas do Librário. Cada participante foi fotografado e filmado interpretando diferentes sinais pertinentes à temática científica, artística, ambiental e educativa presentes no cotidiano do Prédio Rosa. Ao todo são 27 sinais, também disponíveis para consulta em vídeo no YouTube, que ajudam no processo de aprendizagem da Libras.

Para acessar e experimentar o jogo, duas versões estão disponíveis: a versão física é composta por dois arquivos (regras e cartas) que podem ser acessadas e baixadas no site do Museu. Em sua versão digital, o jogo é compatível para as plataformas Windows, Mac, android e iOS e está disponível para download por meio de links externos.

Sobre o Librário:

O Librário é o jogo que ensina a língua brasileira de sinais, a Libras. Tem o intuito de valorizar o respeito pelo outro, a consciência de que as pessoas não precisam ser iguais para conviverem no mesmo espaço e se comunicarem. A proposta é um convite para praticar a empatia, sair da zona de conforto e descobrir uma outra maneira de se comunicar, ouvir com os olhos e falar com as mãos.

Como metodologia, são executadas oficinas em escolas, universidades e instituições educacionais para crianças e adultos, surdos e ouvintes, principalmente em cursos de formação de multiplicadores. Além dos resultados qualitativos, os quantitativos se mostram bem positivos: são mais de 20.000 downloads do aplicativo; cerca de 12.000 participantes em rodadas de jogos, em mais de 300 oficinas multiplicadoras.

O Librário, como instrumento lúdico de inclusão dos surdos, é uma ferramenta capaz de despertar a curiosidade e interesse do ouvinte a aprender a língua visual-motora dos surdos. É um jogo pedagógico simples, acessível e divertido, com as diferentes dinâmicas do jogo, a aprendizagem acontece sem esforço. Busca-se com esse trabalho, a partir da tecnologia social como instrumento do desenvolvimento de projetos sociais, possibilitar novos produtos oriundos do jogo Librário e divulgar amplamente a Libras em todo território nacional.

Links para download do Librário MM Gerdau:

Librário – android

Librário – iOS

Librário – Windows

Librário – Mac


Link para consulta de sinais:

Playlist – Librário MM Gerdau