Em março de 2023, o Prédio Rosa da Praça da Liberdade, edifício que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, ficará iluminado de Lilás. A iluminação faz parte da campanha “Março Lilás”, ação em conscientização e combate ao câncer de colo do útero.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina no país. A doença, que também é conhecida como câncer cervical, é uma infecção oriunda do vírus Papilomavírus Humano (HPV). Ele é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas e causa alterações celulares que podem causar o surgimento do câncer. Fatores como o tabagismo, outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e várias gestações, também podem influenciar no surgimento desse tipo de câncer.

Apesar de grave, já existem métodos preventivos eficazes para evitar a doença, como a realização periódica do exame Papanicolau, a vacinação contra o HPV – disponível para crianças de 9 a 14 anos, uso de preservativos durante a relação sexual e a realização de exame preventivo.

Para informações sobre a vacinação contra o HPV, acesse este link.