No mês de março, como parte de duas campanhas de saúde e segurança da mulher, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ilumina o Prédio Rosa da Praça da Liberdade de roxo e lilás.

O movimento 8 de Março Unificado RMBH organiza, anualmente nesta data, atos e manifestações nas ruas de Belo Horizonte. Além de desenvolver outras atividades de conscientização e combate à violência contra a mulher, preconceito, machismo, assédio e desigualdade salarial.

O Ministério das Mulheres lança, em 2024, o Plano de Ação do Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, no enfrentamento à misoginia e na promoção da igualdade. Entre as ações no nível da prevenção primária, estão cursos de formação e qualificação para profissionais da Educação Básica e da Atenção Primária à Saúde, além de formação de mulheres líderes comunitárias para exercerem o papel de multiplicadoras de conhecimentos hábeis à identificação da violação de direitos e dos meios de garantir o acesso à Justiça.

Em março, também ocorre a campanha nacional de conscientização e combate ao câncer de colo do útero. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina no país. A doença é uma infecção oriunda do vírus Papilomavírus Humano (HPV), que é transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas e, causa alterações celulares que podem causar o surgimento do câncer. Fatores como o tabagismo, outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e várias gestações, também podem influenciar no surgimento desse tipo de câncer.

Apesar de grave, já existem métodos preventivos eficazes para evitar a doença, como a realização periódica do exame Papanicolau, a vacinação contra o HPV – disponível para crianças de 9 a 14 anos, uso de preservativos durante a relação sexual e a realização de exame preventivo.

Para informações sobre a vacinação contra o HPV acesse o link.