O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, lar da diversidade mineral no coração de Minas Gerais, realizou a cerimônia de entrega da Medalha Djalma Guimarães – 2023 aos melhores alunos dos cursos de Geologia e Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Centro Universitário Uni-BH.
O evento foi realizado no dia 14 de dezembro, no Salão Nobre do Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, na mesma semana em que foi comemorado o aniversário de 127 anos da cidade de Belo Horizonte e da casa do MM Gerdau. Foram condecoradas as geólogas Giovanna Cotta Carvalho (UFMG), Rafaella de Araújo Neves (UFOP) e o geólogo Sebaxtian Andrew Mesa Perdomo (Uni-BH).
Criada em 1977, a solenidade é uma homenagem ao legado deixado pelo cientista Djalma Guimarães e uma oportunidade de reconhecer o pesquisador e geólogo como personalidade emérita e fundamental nos estudos das Geociências no Brasil.
Em 2024, a medalha ganhou design especial para celebrar os 130 anos de nascimento do Professor Djalma Guimarães. O modelo possui inspiração nos hexágonos de marchetaria do Salão Nobre, do Prédio Rosa, e foi criado com liga de nióbio, simbolizando a principal contribuição científica de Djalma Guimarães para a geologia mundial.