MM Gerdau realiza a entrega da tradicional Medalha Djalma Guimarães

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realizou hoje, 13 de dezembro, sábado, a tradicional cerimônia de entrega da Medalha Djalma Guimarães, uma condecoração que reconhece a excelência acadêmica de estudantes de destaque nas áreas de Geologia e Engenharia Geológica em Minas Gerais.

Nesta edição, foram homenageados os melhores alunos formados em 2024 dos cursos de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Universitário Uni-BH, e de Engenharia Geológica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Receberam a medalha as alunas Gabriela Veitenheimer, da UFMG, Marcelle Borges Reis, da UFOP, e o aluno Felipe Nascimento de Jesus, do Uni-BH.

A solenidade contou com a presença de convidados especiais, entre eles Wolney Lobato, ex-aluno de pós-graduação do professor Djalma Guimarães, que realizou uma fala em homenagem ao seu mestre, relembrando sua importância para a formação de gerações de geocientistas. Também esteve presente Vitória Régia Marciano, ex-diretora do Museu de Mineralogia Djalma Guimarães, reforçando a conexão histórica entre a cerimônia e o legado do pesquisador.

Durante o evento, os medalhistas receberam a condecoração das mãos de representantes de suas respectivas instituições: pela UFMG, o coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Geologia, Pedro Rosa, pela UFOP, Edison Tazava, chefe do Departamento de Geologia; e pelo Uni-BH, o professor Wallace Maciel.

Antes do encerramento, o MM Gerdau prestou uma homenagem especial a Wolney Lobato, que recebeu uma condecoração desta edição da Medalha Djalma Guimarães, entregue por Vitória Régia Marciano, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a preservação da memória e do legado do professor Djalma Guimarães.

Sobre a premiação

Criada em 1977, a cerimônia da Medalha Djalma Guimarães homenageia o pesquisador, cientista e geólogo Professor Djalma Guimarães, personalidade fundamental para o desenvolvimento das Geociências no Brasil. O MM Gerdau dedica ao pesquisador uma sala expositiva com sua história de vida e mantém sob sua guarda o acervo herdado do Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães.