O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal lamenta o falecimento do geólogo Andrea Bartorelli.
No MM Gerdau, Bartorelli foi figura constante na rotina do Museu: participou de encontros, palestras e lançamento de livros sobre o universo e colecionismo de minerais. Com larga experiência na área de Geociências, foi na Geologia Ambiental que se destacou, atuando em geotecnia, estudos ambientais, mineração, cartografia geológica e geotécnica para projetos e planejamento do uso do solo e recursos hídricos.
Nascido em São Paulo, em 1941, Bartorelli graduou-se em Geologia no ano de 1965. Foi assistente do professor Viktor Leinz no Departamento de Geologia e Paleontologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Em 1969, obteve o mestrado em Geologia pela USP com a dissertação Reconhecimento Geológico da Parte Setentrional da Cordilheira Huallanca, Peru. Possui doutorado em Geociências (Geociências e Meio-Ambiente) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997).
Em 2006, criou o Museu de Minerais de Parati, Rio de Janeiro. Exposições: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP: Amazônia: Tapeçarias de Andrea Bartorelli, 1979; Minerais, Minérios e Gemas Brasileiras, 1984 (Associação Brasileira de Gemologia e Mineralogia / Departamento Nacional da Produção Mineral), e O Brasil dos Viajantes, 1994, onde atuou como colaborador científico de geociências. Museu de Geociências da USP: Reino Mineral: 1ª Exposição Coletiva (1996) e Águas-Marinhas Brasileiras (1997). Livros: A História da Mineração no Brasil. Consultor Técnico. Atlas Copco, 1989. Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida. Co-organizador e autor do capítulo VI. Petrobras / BECA. 2004. Sua coleção mineralógica consiste em cerca de mil amostras, na sua grande maioria de procedência brasileira.