Nota de Falecimento: Friedrich Renger – 28/10/2022

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal informa, com pesar, o falecimento de Friedrich Renger, no dia 28 de outubro de 2022.

O Professor Renger, como era respeitosamente conhecido, graduou-se em Geologia pela Freie Universität Berlin (1966) e realizou seu doutorado em Geologia, pela Universitat Heidelberg (1969). Foi Professor Associado do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ao longo de sua trajetória, demonstrou vasto conhecimento e experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente com Geologia Regional (Serra do Espinhaço, Quadrilátero Ferrífero), História da geologia e mineração de ouro e diamante; Patrimônio Geológico e Geoconservação.

Foi membro do Conselho Editorial da revista Geonomos, da Coleção Mineiriana da Fundação João Pinheiro (CECH) e da Revista Brasileira de Cartografia (0560-4613). Atuou na Pos-graduação em Geologia e no Curso de Graduação em Turismo (Geoturismo e Geoconservação).

O Professor Renger contribuiu também com a divulgação e popularização das geociências em diversas frentes, dentre elas, no próprio Museu das Minas e do Metal. Ele foi o principal pesquisador na elaboração dos conteúdos para as exposições de longa duração do Museu, presentes no Andar das Minas, no segundo pavimento do Prédio Rosa, que conta com um percurso pelas principais minas do Estado de Minas Gerais.

Os colaboradores do MM Gerdau prestam suas condolências e manifestam seus agradecimentos por todas as contribuições realizadas à Geociências, pelo saudoso Professor Renger.