O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal informa o falecimento do professor Álvaro Lúcio. Nascido na cidade de São Joaquim, Santa Catarina e radicado em Belo Horizonte, ele foi um dos principais colecionadores de minerais do país.
Formou-se em engenharia civil, de minas e metalurgia pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1949. Teve o seu doutorado iniciado nos Estados Unidos e concluído na Universidade Federal de Minas Gerais. Desempenhou seu trabalho no magistério de metalurgia extrativa na UFMG, e também foi consultor técnico de várias empresas do setor. É autor de diversos trabalhos, alguns publicados em revistas especializadas estrangeiras.
No MM Gerdau, era presente no cotidiano do Museu e nas ações de fomento do colecionismo e estudo dos minerais. Sem dúvidas, uma das maiores referências da área, não apenas para especialistas, mas também para quem acompanhava de perto sua paixão e amor pelo universo mineral.
Além de participar das ações e dos encontros de colecionadores, realizados anualmente no Museu, o Professor Álvaro Lúcio ficará na memória do MM Gerdau por dar o seu nome à sala que abriga a exposição “Minerais do Brasil”, maior mostra de minerais raros do país, inaugurada em 2018. Ele recebeu essa homenagem em vida, na época, aos 93 anos.
Em sua memória, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal deixa seu agradecimento por tudo o que o Professor Álvaro Lúcio representa para a história do Museu e da história dos minerais!
Dizia ele, “Os minerais são as flores do mundo inorgânico”.