O Museu Atravessa a Cidade – 2ª Edição | Eixos Temáticos | Chico Rei e Rainha Djaló

O projeto “O Museu Atravessa a Cidade” apresenta dois principais eixos temáticos nas atividades ofertadas para o público atendido. O primeiro deles traz a história do Chico Rei e da Rainha Djaló, dois dos principais símbolos do período da escravidão do Brasil, ocorrida no século dezoito. Chico Rei é um símbolo da cultura africana. Antes de ser chamado por este nome, Chico Rei era conhecido por “Galanga”, nome de origem quando era rei do Congo, país localizado no centro-oeste da África.

Os viajantes-narradores do projeto apresentam essa história, por meio de uma viagem lúdica, invertendo o trajeto percorrido por Chico Rei. A travessia sai do Brasil e chega até o Congo, onde conhecem as principais personagens. Lá, os narradores são presenteados com conhecimento e técnicas que revelam informações sobre parte dos costumes tradicionais dos povos africanos como o uso de de pigmentação mineral, habilidades minerárias, manuseio do ferro, produção de máscaras africanas, e de tantas outras técnicas e curiosidades que se perderam no tempo.

Este é “O Museu Atravessa a Cidade”, um projeto criado pelo MM Gerdau, que propõe o estreitamento das relações entre museu e escola, por meio de ações educativas realizadas em instituições de ensino da rede municipal de educação infantil em BH.

Em 2024, este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui o patrocínio do Grupo Zelo.

Foto 01: Educativo do MM Gerdau se apresenta para grupo de alunos da EMEI Cinquentenário, localizada na região oeste de Belo Horizonte.

 


Foto 02: Crianças da EMEI Cinquentenário participam de oficina sobre criação de pigmentos minerais e máscaras africanas.