A escolha de narrar a história de Galanga, o Chico Rei, como uma forma de unir o fantástico e o histórico, ressalta a resistência dos povos africanos e a própria narrativa do Museu – atravessada pela mineração e pela riqueza mineral, assim como a história de Minas Gerais. Ao recontar essa trajetória, especialmente para crianças, o projeto cria uma viagem na imaginação, instigando seu público a conhecer um território que é múltiplo e diverso, enquanto são desconstruídas as visões distorcidas sobre a África como um continente simples e uniforme. 

A narrativa também reafirma a existência de realeza e riqueza no continente africano, contrapondo-se à visão eurocêntrica. Uma travessia que valoriza a sabedoria de Chico Rei, que usou seus conhecimentos sobre mineração como meio de resistência, libertação e solidariedade com outros escravizados.

“O Museu Atravessa a Cidade” é um projeto criado pelo MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, que propõe o estreitamento das relações entre museu e escola, por meio de ações educativas gratuitas realizadas em instituições de ensino da rede municipal de educação infantil em BH. Em 2025, a terceira edição do projeto é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e o patrocínio do Grupo Zelo.