Uma das histórias que os narradores-viajantes do projeto “O Museu Atravessa a Cidade” levam em suas malas é sobre o Chico Rei e a Rainha Djaló.

Chico Rei, antes de ser chamado por esse nome, foi Galanga, rei do Congo, na África. Ele foi capturado por portugueses comerciantes de escravos e trazido para o Brasil, no século XVIII, junto com Djaló, rainha do Congo.

A história apresentada faz uma viagem do Brasil até o Congo. Lá, conhecem a Rainha Djaló e Chico Rei, que os presenteiam com conhecimentos, amostras e pigmentos minerais, máscaras africanas e muitas histórias para contar. Eles revelam informações sobre os povos da África que, antes de virem para o Brasil, no cruel processo de escravização, já sabiam minerar ouro, moldar o ferro, fazer tintas com pigmentos minerais e até mesmo encontrar diamantes.

Assim, o projeto convida seus participantes a produzirem máscaras, com suas próprias mãos, utilizando tinta com pigmento mineral, uma verdadeira herança de história, memória e cultura.

“O Museu Atravessa a Cidade” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui o patrocínio do Grupo Zelo.