Outra história apresentada pelos narradores-viajantes do projeto “O Museu Atravessa a Cidade” é sobre o Vale do Jequitinhonha e a cultura artesã da região. Em sua carroça, eles atravessam o Vale em uma jornada movida pela curiosidade sobre as histórias de mulheres que lá criam bonecas feitas de argila. No caminho, a carroça quebra e eles se veem desamparados. E agora?

No horizonte, surge uma senhora andando devagar: é a Dona Izabel. Na sua simplicidade e gentileza, ela os convida para comer e beber em sua casa. Dona Izabel os presenteia com suas inúmeras riquezas: as histórias que sabe contar, segredos de como viver usando os recursos da terra de forma sustentável, mostra a cerâmica que sabe moldar e o pão de queijo, também feito por ela.

Assim, fica o convite para os participantes do projeto produzirem peças em argila, moldando histórias, por meio de um ofício ancestral e que tão bem representa a força, influência e cultura das mulheres do Vale do Jequitinhonha.

“O Museu Atravessa a Cidade” é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e possui o patrocínio do Grupo Zelo.