Em outubro de 2022, celebrando o mês da conscientização e combate ao câncer de mama, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Instituto Mário Penna, recebeu ações da Campanha “Outubro Rosa – Influencia Pessoas”.

Até o dia 31/10, o Prédio Rosa, que abriga o MM Gerdau, recebe iluminação especial em sua fachada e, no dia 06/10, o Museu foi palco de dois eventos que integraram a campanha: o desfile de moda inspirado nas pedras preciosas do Museu das Minas e do Metal, com o grupo “Entrelaçadas” (mulheres que já tiveram ou fazem tratamento contra a doença) e a 5ª Edição do Café Com Ciência, seminário com renomados pesquisadores e cientistas, que abordaram o tema: “Genes, dados e tecnologia juntos podem ajudar a medicina a vencer o câncer”.

O bate-papo foi mediado por Tadeu Moreira Perona, Gerente de Tecnologia da Informação no Instituto Mário Penna, e contou com a participação de Matheus de Souza Gomes, Cientista de dados e Professor no Instituto de Biotecnologia, assim como Ricardo Cabral Santiago, que é Presidente do conselho na Grupo Rede de Cuidados de Saúde, além da Bióloga e Analista de Projetos Sênior na Varsomics, no Hospital Israelita Albert Einstein, a Michele Pereira.

Veja como foi:

O Instituto Mário Penna é referência em atendimento oncológico em Minas Gerais. Cerca de mil pacientes passam diariamente pela instituição, provenientes de mais de 600 municípios. Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), no último ano, o Instituto Mário Penna realizou também 40.070 sessões de radioterapia, 32.991 mil sessões de quimioterapia, 33 transplantes de medula óssea e quase 13 mil cirurgias. Mais de 115 mil pacientes passam anualmente nas instalações da instituição, que sobrevive de doações e apoio de parceiros.