No dia 12 de dezembro de 2022, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal tem a satisfação de anunciar e celebrar o aniversário de 125 anos do Prédio Rosa. O ano era 1897, quando o icônico Prédio Rosa e a cidade de Belo Horizonte foram inaugurados.

Construído sob os ares republicanos do século XIX, o edifício, que abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, se tornou um dos símbolos da nova capital do Estado de Minas Gerais.

O Prédio Rosa foi erguido na Praça da Liberdade, área construída para abrigar o poder do Estado e lugar de encontro dos belo-horizontinos. Ao longo da sua história, nele funcionou as Secretarias do Interior e da Educação, sendo tombado, em 1977, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

A construção possui detalhes arquitetônicos neoclássicos e art nouveau do século XIX, tendo sido totalmente restaurado entre 2008 e 2010, quando foram reveladas pinturas parietais históricas de Friedrich Anton Steckel, um dos principais pintores paisagistas do império e da república, reconhecido nacionalmente e de mérito inegável.

Entre 2008 a 2010, quando aconteceram a elaboração e a execução das obras do projeto arquitetônico e do projeto expográfico, o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro e intervenção arquitetônica para sua nova finalidade cultural, abrigando o Museu das Minas e do Metal. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa de autoria do consagrado e saudoso arquiteto Paulo Mendes da Rocha, e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, de autoria do curador Marcello Dantas.

Para celebrar o aniversário de 125 Anos do Prédio Rosa, ao longo desta semana, dos dias 12 a 16 de dezembro, o MM Gerdau apresenta uma série de postagens, nas redes sociais do Museu, com muita história, personagens e curiosidades sobre este lugar que se tornou presente na memória da cidade, de Minas Gerais e dos mineiros.

Além disso, também será possível conhecer ainda mais sobre a história do Prédio Rosa, por meio de exposições virtuais, tour virtual e uma playlist no YouTube do MM Gerdau, com conteúdos dedicados ao edifício.

Parabéns Prédio Rosa e Belo Horizonte, pelos 125 Anos!

Acesse:

O Prédio Rosa – Google Arts & Culture

O Prédio Rosa – Tour Virtual

O Prédio Rosa – YouTube