O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 30/03, sábado, às 16h, o concerto de encerramento da 10ª Edição do Festival de Violoncelos de Ouro Branco.

Realizado pela Casa de Música de Ouro Branco e com o patrocínio da Gerdau, o festival acontece de 23 a 30 de março de 2024. Neste ano, a décima edição celebra a universalidade do instrumento e de sua música com o tema ‘Festival das Nações”. Serão homenageados vários países na programação, ressaltando a versatilidade do violoncelo e sua história em cada uma dessas culturas. A programação conta com concertos, master classes, palestras e ensaios. Entre os professores, estão nomes internacionais da música erudita como Matias de Oliveira Pinto (que é também Diretor Artístico do Festival), Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Márcio Carneiro e a pianista Risa Adachi. Além disso, o festival recebe as convidadas Victória Saldarini (Itália), Núria Rosa Muntañola (Espanha) e Elisabeth Fürniss (Alemanha). O ensamble de violoncelos (grupo formado por 35 músicos) terá regência de Kayami Satomi. O repertório conta com obras de compositores brasileiros, espanhóis, italianos, alemães entre outros, celebrando todas as nações que participam do evento!

Entrada gratuita!

Casa de Música de Ouro Branco

Há mais de 20 anos surgia entre as montanhas de Ouro Branco um lugar especial, que iria mudar a realidade daquela região: a Casa de Música, uma entidade cultural sem fins lucrativos que hoje é uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita.

O trabalho da Casa de Música se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade. Atualmente são 180 alunos do núcleo Pioneiros e 70 alunos do núcleo Luzia Augusta (Ponto de Cultura e Aliança pela vida) que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta- doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. Além disso, a Casa de Música promove a Semana da Música, o Festival de Violoncelos, a série Concertos para Ouro Branco e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais.

Em breve, a Casa de Música de Ouro Branco realizará mais um sonho: a construção de uma nova sede. O espaço de quase 3.000 m2 leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio contará com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares; espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino. A primeira etapa da obra já foi concluída.

FESTIVAL DE VIOLONCELOS DA CASA DE MÚSICA DE OURO BRANCO
Parceria: Casa de Música de Ouro Branco – Gerdau
Data: 30/03/2024, sábado
Hora: 16h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita!

30/03, sábado 16h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também