Novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Um dos eventos relacionados à data, em BH, é o Prêmio Zumbi da Cultura – Cia Baobá Minas, que celebra 12 anos de existência, e será realizado do dia 16 ao 20/11, em Belo Horizonte/MG. Como parte das celebrações, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe no dia 19/11, às 15 horas, na Praça de Convivência do Museu, a Cia Baobá Minas com a roda de conversa: diversidade, identidade e cultura, além da apresentação cultural da companhia.

As convidadas do encontro são Ione Amaral (Quilombo Mangueiras), Junia Bertolino ( Idealizadora Prêmio Zumbi de Cultura e Fundadora da Cia Baobá Minas) e Makota Cassia kidoiale (Quilombo Manzo Ngunzo). A performance artística será da Cia Baobá Minas (canto, poema e dança) sobre Corporeidades Negras.

Sobre a Companhia Baobá Minas

Criada em 1999, por Júnia Bertolino, a Companhia busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Além disto, objetiva mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional, ressaltando valores e temáticas importantes nesta cultura como a oralidade, memória, ancestralidade e identidade, sobretudo o notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.

19/11 - Sexta-Feira 15h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Roda de conversa e apresentação cultural

Veja também