O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, no dia 22/09, quinta-feira, às 19h, a live “Imperatriz Leopoldina como Naturalista e Amante da Natureza”. O evento integra a 16ª Primavera de Museus, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e celebra os 200 anos da Independência do Brasil.

Leopoldina é considerada uma das mulheres mais importantes da história do Brasil e é reverenciada como uma ‘estrela pop’ – plantas, escolas, um tipo de cerveja, até uma Escola de Samba carreha o seu nome. Na Áustria, seu país de origem, ela é pouco conhecida até hoje. Leopoldina era uma política apaixonada, naturalista e finamente educada. Ela se emancipou de seu pai, o Imperador Francisco I da Áustria e do poderoso Ministro das Relações Exteriores Metternich, para quem ela era apenas uma espécie de “marionete” em interesses geopolíticos.

Leopoldina contribuiu decisivamente para a independência do Brasil. Enquanto os historiadores brasileiros do século XIX se mostraram cientes de sua importância política, os governistas das décadas dos anos de 1960 e 1970 a reduziram ao papel de mártir e mãe sofredora da nação. Somente há cerca de duas décadas, ela ganhou reconhecimento por sua importância para as ciências naturais brasileiras e austríacas.

A live se concentrará nos interesses e conquistas científicas de Leopoldina e em sua socialização na casa dos Habsburgos. Será descrita sua recepção na literatura especializada da época, sua paixão pela pesquisa e sua compreensão da natureza, que é moldada, de um lado pelo Iluminismo e, por outro, pelo romantismo do início do século XIX.

Ursula Prutsch, nascida em Graz, Áustria, em 1965, é professora de história norte-americana e latino-americana no Ludwig-Maximilians-Universität em Munique. Suas áreas de pesquisa são a história do Brasil, Argentina e EUA, migração da Áustria para a América Latina e populismo. Com Enrique Rodrigues-Moura, entre outros, escreveu uma história cultural do Brasil (Bielefeld 2013) uma biografia de Eva Perón (2015), um livro sobre populismo nos EUA e América Latina (2019). Sua biografia de “Leopoldine von Habsburg” será publicada em 20 de setembro de 2022.

16ª PRIMAVERA DE MUSEUS – BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
IMPERATRIZ LEOPOLDINA COMO NATURALISTA E AMANTE DA NATUREZA
Data e horário: 22/09, quinta-feira, às 19h
Local: YouTube do MM Gerdau

22/09, quinta-feira 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Live

Veja também