O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra, em outubro de 2022, a programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (17/10 a 23/10). Neste ano, o tema da ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) é o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

Por isso, o MM Gerdau realiza, no dia 21/10, sexta-feira, às 16h, a live “Cavernas, Química e Independência – a importância do salitre na produção da pólvora”. Três palavras que não parecem combinar, “química, cavernas e Independência”, e tiveram uma enorme relação no processo de Independência do Brasil. Entender como o salitre era produzido a partir de sedimentos encontrados em cavernas de Minas Gerais e Bahia são a chave para entender como substâncias químicas estratégicas podem ajudar a construir nossa história.

A conversa terá a participação de Luciano Faria, Coordenador de Programação do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. É doutor em Química e sua tese versou sobre a história da mineração em Minas Gerais. Realiza pesquisas em espeleologia há mais de 20 anos e tem um carinho especial pelas grutas calcáreas por onde andaram Peter Lund e Andreas Brandt.

Foto: Victor José de Melo Moraes

Esta programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que possui como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

CAVERNAS, QUÍMICA e INDEPENDÊNCIA – A IMPORTÂNCIA DO SALITRE NA PRODUÇÃO DA PÓLVORA
Data e horário: sexta-feira, 21/10, às 16h
Local: YouTube do MM Gerdau

Sexta-feira, 21/10 16h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Live

Veja também