O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a 5ª edição do Seminário Cidades e Destinos Inteligentes 2022, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur. A ideia é fazer um retrato das perspectivas e desafios dos destinos inteligentes da América Latina em relação às mudanças climáticas, à inclusão digital e ao direito à cidade. O evento ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, é gratuito e contará com tradução simultânea e emissão de certificados. O ingresso pode ser retirado neste link.

“Convidamos palestrantes dos principais destinos da América Latina que estão trabalhando sob a ótica do turismo inteligente para entendermos a realidade em que se encontram essas cidades e os rumos que estão tomando. Para pensarmos o futuro de um destino neste momento de intensa transformação, devemos levar em consideração a importância das políticas públicas e da cooperação participativa de moradores e visitantes”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Cidades e destinos turísticos inteligentes

O conceito de cidades inteligentes (smart cities) se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver. Tais nomenclaturas levam em consideração tanto o nível de tecnologia adotada quanto a abrangência da mesma na cidade.

A partir de diagnósticos baseados na governança, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade e inovação, planos de transformação são criados para as cidades se tornarem destinos turísticos inteligentes (DTI). Para isso, é preciso contar com estratégias de valorização do destino, melhor utilização dos atrativos naturais e culturais, promoção de atividades e equipamentos inovadores e fomento da sustentabilidade nas esferas sociais, ambientais e econômicas.

Durante o seminário, cidades latino-americanas poderão apresentar como estão fomentando a inovação na gestão pública, ou seja, como estão utilizando a inovação, soluções de tecnologia e infraestrutura para melhorar serviços e processos, gerando impactos positivos na sociedade. Portanto, o seminário não é focado apenas no turismo, mas também busca interlocução com áreas como a arquitetura, urbanismo, sistemas da informação, administração, economia criativa e patrimônio, por exemplo.

5º SEMINÁRIO CIDADES E DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES – 2022
Data e horário: 7 e 8 de novembro, 8 às 18h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Prédio Rosa da Praça da Liberdade, nº 680, bairro Funcionários – Belo Horizonte
Participação gratuita, retirada de ingressos neste link

Segunda-feira, 07/11 8 às 18h
Terça-feira, 08/11 8 às 18h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também