O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe, no dia 08 de abril, sábado, às 11h, o concerto de encerramento do 9° Festival de Violoncelos de Ouro Branco. A apresentação conta com a participação do grupo formado por 35 músicos e regência de Kayami Satomi.

A Casa de Música de Ouro Branco realiza, de 1º a 8 de abril de 2023, a nona edição do já tradicional Festival de Violoncelos. O evento será realizado em Ouro Branco, mas com uma apresentação especial em Belo Horizonte, no dia 8/04, sábado, às 11h, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade.

O Festival de Violoncelos deste ano conta com uma programação de concertos, master classes, e o Concurso Nacional de Violoncelos. Entre os professores, estão nomes internacionais da música erudita como Matias de Oliveira Pinto (que é também Diretor Artístico do Festival), Fábio Presgrave, Kayami Satomi, Eduardo Swerts, Marcio Carneiro, Hugo Pilger, Matias Estiagarribia (núcleo infantil Suzuki). Além disso, o festival recebe os convidados Henry-David Varema, Nani Cello Quartet, Olaf Niessing, Antônio Meneses o pianista Cristian Badu.

A apresentação começa com o 4° Movimento da Sinfonia do Novo Mundo, do compositor checo da Era Romântica Antonín Dvorak. Em seguida, o grupo apresenta a 7a Sinfonia Allegretto (2. Movimento), de Ludwig van Beethoven. O programa traz ainda “Ao pé da fogueira”, obra do violinista, compositor e professor mineiro Flausino Vale. Na sequência, mais uma peça brasileira: Segunda neo-valsa, do maestro, compositor, arranjador e produtor musical Andersen Viana. Em seguida, Titanic de James Horner. O encerramento ficará por conta de Valsa das Flores, obra do compositor russo (que fez alguma das peças mais populares do repertório clássico) Piotr I. Tchaikovski.

O Festival de Violoncelos tem patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Consulado Geral da República Federal da Alemanha- Rio de Janeiro e Ala Empreendimentos.

Casa de Música de Ouro Branco

Há mais de 20 anos surgia entre as montanhas de Ouro Branco um lugar especial, que iria mudar a realidade daquela região: a Casa de Música, uma entidade cultural sem fins lucrativos que hoje é uma das maiores referências em Minas Gerais de ensino e difusão da música erudita.

O trabalho da Casa de Música se destaca pela formação de crianças e adolescentes e por todas as iniciativas que realiza em prol da comunidade. Atualmente são 180 alunos do núcleo Pioneiros e 70 alunos do núcleo Luzia Augusta (Ponto de Cultura e Aliança pela vida) que integram os projetos de formação e profissionalização. São oferecidos os cursos de musicalização, flauta- doce, percepção musical, prática de orquestra, flauta- transversal, clarineta, oboé, piano, violão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo para alunos e alunas de 7 a 17 anos. Além disso, a Casa de Música promove a Semana da Música, o Festival de Violoncelos, a série Concertos para Ouro Branco e mantém a Jovem Orquestra de Ouro Branco – JOOB, além de projetos como a Gastrofônica, Descobrindo Sabores e diversos espetáculos cênico-musicais.

Em breve, a Casa de Música de Ouro Branco realizará mais um sonho: a construção de uma nova sede. O espaço de quase 3.000 m2 leva a assinatura de um dos principais arquitetos do Brasil, Gustavo Penna. O prédio contará com salas de aulas, biblioteca, espaço multiuso, auditório com 250 lugares; espaço para ensaios e concertos, e, principalmente, para o ensino. A primeira etapa da obra já foi concluída.

9° FESTIVAL DE VIOLONCELOS DE OURO BRANCO
Data: 08/04, sábado
Horário: 11h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, n°680 – Funcionários/BH

Entrada gratuita!

08/04, sábado 11h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também