O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida os apaixonados pelo universo mineral para a 9ª edição do Encontro de Colecionadores de Minerais. O novo encontro acontece no sábado, dia 29/10, a partir das 13h, no Prédio Rosa da Praça da Liberdade. A proposta é reunir colecionadores no Museu das Minas e do Metal e, assim como nas edições anteriores, proporcionar um momento de exposição, conversas e interação entre os participantes e o público visitante do Museu.

Integrando o evento, haverá a palestra “Identificação de Gemas e Minerais para Colecionadores”, que acontece no Auditório Bateia, a partir das 14h30, e conta com a participação do engenheiro químico, perito e colecionador de minerais Eduardo Mendes Cardoso.

“Identificação de Gemas e Minerais para Colecionadores”

O que um colecionador iniciante precisa para identificar corretamente um mineral e como evitar cair em determinadas armadilhas do mercado de gemas e minerais? O perito e investigador Eduardo Cardoso irá dar dicas importantes, principalmente às crianças, e falar do seu trabalho de identificação de minerais e gemas que ele desenvolve na Polícia Federal e no âmbito forense, com foco em dicas para os colecionadores com uso de equipamentos acessíveis e fontes de consulta confiáveis para identificar corretamente sua coleção.

Eduardo Mendes Cardoso é Engenheiro Químico formado pela UFRJ, Engenheiro de Segurança do Trabalho formado pela PUC/RJ e possuo mestrado em Engenharia Metalúrgica e Ciências dos Materiais pela COPPE/RJ, assim como mestrado em Toxicologia Analítica pelo King’s College London. Ele atua como Perito desde 2002 e atua nas áreas de Química Forense e Toxicologia Forense, onde dá apoio a diversas outras áreas, tais como meio-ambiente e identificação de diamantes e gemas de cor. É também um colecionador de minerais desde os 11 anos de idade.

9ª EDIÇÃO DO ENCONTRO DE COLECIONADORES DE MINERAIS
Data e horário: sábado, 29/10, das 13 às 17h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Entrada gratuita!

Sábado, 29/10 13 às 17h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também