No dia 22 de junho, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal completa 14 anos de história! Para celebrar o aniversário do Museu, entre os dias 22 e 23/06, acontece a Feira de Produtores e Artesãos de Minas Gerais do MM Gerdau. No sábado e domingo, das 10 às 17h, o público poderá participar da feira composta por 16 expositores, que irão vender produtos ligados à cultura e economia mineira. A feira será realizada no MM Gerdau, Praça da Liberdade, número 680, no Prédio Rosa! A entrada é gratuita e sem necessidade de retirar ingressos.

Ao longo dos dois dias de feira, iniciativas de produtores locais, de todo o estado de Minas Gerais, apoiadas pela Gerdau, integram a ação na feira, onde serão vendidos produtos de crochê, palha, perfumaria, patchwork, bordados, chinelo capacho, tapetes, terços, artesanato inclusivo, macramê, artesanato em aço, jeans e mel.

Instituto Vem Ser

Tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano em crianças, adolescentes e jovens utilizando educação, cultura e esporte como ferramentas de transformação. A Loja Vem Ser busca a sustentabilidade financeira e a melhoria do atendimento aos alunos com a venda dos produtos. Atualmente o Instituto produz itens exclusivos de costura, artesanato, bordado computadorizado e muito mais.

Jeans com Amor

Mulheres da comunidade de Ouro Branco resolveram arregaçar as mangas e, voluntariamente, transformar jeans usado, arrecadado por doação, em novos produtos. O que seria lixo vira uma peça exclusiva e o valor arrecadado é revertido para o Lar Comunitário Frederico Ozanam, que acolhe mais de 30 idosos. Com o apoio da Gerdau, o projeto ampliou a sua atuação e hoje, além de vender no bazar do Lar Comunitário, também comercializa os produtos pelo Instagram na feira de artesanato, aos sábados.

Pata da Loba

O grupo é formado por 12 mulheres que têm seu trabalho voltado para a bainha aberta portuguesa e o bordado à mão livre, o grupo trabalha com o resgate da história local através do seu bordado e de seu risco. O trabalho artesanal traz também como meta a parte emocional e o senso de comunidade, pois bordar não é apenas uma tarefa mas sim um momento de lazer e terapia. Ressaltamos também que o trabalho artístico e artesanal traz às mulheres uma renda e empoderamento feminino.

Bordadeiras de Miguel Burnier

A iniciativa visa apoiar na formação educativa e empreendedora de mulheres residentes em Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, Minas Gerais e que por meio do bordado possibilita valorizar e conscientizar a preservação dos bens materiais e imateriais da cultural local da comunidade.

Néctar do Futuro

Iniciativa tem como principal objetivo fortalecer o empreendedorismo sustentável nas regiões de Três Marias e Olhos D’Água em Minas Gerais, contribuindo para desenvolvimento econômico e social reunindo apicultores da Associação dos Pequenos Apicultores de Olhos D’Água (APIONG) e a Associação dos Apicultores de Andréquicé (APIS Minas), que utilizam as áreas florestais da Gerdau como pasto apícola para produção local de produtos gerados pelas abelhas.

Feira Incubadora

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo, a Feira Incubadora fortalece e prepara as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. Aos sábados os feirantes que estão sendo incubados participam de uma feira para expor e vender seus itens.

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, lar da diversidade mineral, no coração de Minas Gerais

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida na cultura do país. Mais de 1 milhão e 600 mil pessoas visitaram o museu neste período, sendo 200 mil atendidas em ações educativas e outras 300 mil em ações culturais e científicas, com acesso gratuito a informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil e, certamente, para muito mais além disso. Em 2013, a Gerdau se tornou a patrocinadora do MM Gerdau, em uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo de Minas Gerais, por meio do Circuito Liberdade.

Também, desde 2010, o Museu integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Em 2024, o MM Gerdau passou a integrar a Rota das Artes, ação do Governo de Minas que objetiva o desenvolvimento econômico e geração de empregos nas cidades da região dos Inconfidentes, abrangendo oito cidades: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal oferece, mensalmente, uma série de ações e atividades visando a aproximação do público com os temas abordados no Museu. As ações são pensadas e elaboradas por meio de curadorias e são embasadas no “DNA” científico e tecnológico do MM Gerdau. Além da exposição permanente e da diversidade mineral que compõe o acervo do Museu, acontecem, periodicamente, exposições temporárias com temáticas diversas, apresentações e shows musicais, rodas de conversa, oficinas, formações, ações educativas e celebração de efemérides relacionadas aos temas do Museu.

ANIVERSÁRIO DE 14 ANOS DO MM GERDAU
FEIRA DE PRODUTORES E ARTESÃOS DE MINAS GERAIS
DATA: 22 e 23/06/2024
HORA: 10 às 17h
LOCAL: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Praça de Convivência)
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG

22/06, sábado 10 às 17h
23/06, domingo 10 às 17h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também