Este é o Ano Internacional das Cavernas e Cartes e, com a iniciativa da União Internacional de Espeleologia (UIS), as discussões e celebrações têm como intenção a conscientização para a necessidade de cuidados com o ecossistema. Em 2021, celebra-se ainda os 220 anos de nascimento de Peter Lund.

Considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, seu aniversário é comemorado no dia 14 de junho. Para encerrar a Semana de Espeleologia, o Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE) participa de um bate-papo sobre cavernas e cartes. Com mediação de Marina Andrade, a conversa também celebra a nova redescoberta de uma caverna em Curvelo (MG), na região nomeada por Peter Lund como “A Lapa de Quatro Bocas”. Diversos integrantes do grupo participam do encontro, que contará com tradução em LIBRAS.

O Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE) é um grupo de pesquisa, ensino e extensão fundado em abril de 2019 como parte dos programas de pesquisa e extensão do Centro Universitário Newton Paiva, com sede em Belo Horizonte, MG. Dada a multidisciplinaridade da Espeleologia, ciência que abrange áreas como as Geociências, Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, o grupo visa possibilitar a integração de pesquisadores de diversas áreas e promover a elaboração de ferramentas para a inovação no ensino, alavancando a conexão da ciência com a sociedade.

Em dois anos de existência o OGrEE promoveu essa integração através do apoio em trabalhos de campo de mestrandos e doutorandos, da realização de eventos escolares e de promoção da ciência para a sociedade em geral, da participação em simpósios e seminários e também da oferta do curso de Introdução ao Estudo de Cavernas.

Transmissão ao vivo no canal do YouTube do Museu, com tradução em LIBRAS.

Acesse para assistir: youtube.com/MuseuMinasMetal

Instagram – @opiliao_ogree

Quinta-feira, 17 de junho às 19h
Local:On-line (YouTube: MuseuMinasMetal)
Tipo: Live

Veja também