No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial sobre o tema!

No dia 16/03, quinta-feira, a partir das 19h30, o Museu realiza o encontro presencial “As Águas no Quadrilátero Ferrífero: por que chove tanto?”. O geógrafo Antoniel Silva Fernandes conduzirá o evento e abordará como ocorrem os fenômenos de precipitações da água na região em destaque, demonstrando a importância do Quadrilátero, não somente do ponto de vista da exploração mineraria mas, também, da concentração do volume de chuvas e como elas fornecem água para a região.

A porção centro-sul de Minas Gerais possui um conjunto de serras em formato de quadrilátero, tendo picos com altitude superior a dois mil metros e variação altimétrica de até mil e quatrocentos metros, criando diferentes interfaces com a circulação dos ventos. Conhecida mundialmente como Quadrilátero Ferrífero, em função do potencial minerário, essa região, localizada ao sul de Belo Horizonte, firma-se como densamente populosa, economicamente ativa e é responsável por 60% do abastecimento da água de BH. Nesse cenário é importante questionar: qual a dinâmica, a amplitude e a variabilidade dos volumes de chuvas? Há particularidades na distribuição e no regime das precipitações nesta região?

Antoniel Silva Fernandes é geógrafo, mestre e doutor em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, e Especialista em Estudos de Impacto e Licenciamento Ambiental. Atualmente é analista ambiental, no Instituto Estadual de Florestas – IEF, consultor da Ecosoul – Planejamento, Consultoria e Soluções Ambientais (desde 2019) e membro do Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos – OGrEE. Possui experiência como geógrafo no Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM, no núcleo de Meio Ambiente e Áreas Protegidas do Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS (2015-2017), na Gerencia de Criação e Implantação de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Floresta – IEF/ SISEMA (2012-2014), na Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2011-2012) e em empresas de consultoria ambiental.

AS ÁGUAS NO QUADRILÁTERO FERRÍFERO: POR QUE CHOVE TANTO?
Data e horário: 16/03, às 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal (Auditório Bateia)
Evento presencial, sujeito à lotação do espaço.

16/03, quinta-feira 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações presenciais

Veja também