O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida para uma viagem nas especificidades da mineração de Vila Rica (atual Ouro Preto) e os vestígios que ficaram na cidade 300 anos depois do auge da extração do ouro.

No dia 12/05, às 19h, ao vivo no nosso canal do YouTube, será apresentada a “Plataforma Minas Antigas”, um banco de dados georreferenciado sobre os vestígios da mineração em que, atualmente, estão cadastrados 273 vestígios da mineração, dentre os quais 170 são minas subterrâneas.

Serão discutidos os benefícios e malefícios resultantes da mineração do “Ciclo do Ouro” na região com a convidada Viviane Barbosa, mestre e doutora em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto e Professora do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de Hernani Lima, mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas (CPGEM) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Gestão Ambiental com foco no Fechamento de Mina pela University of Wales.

Viviane Barbosa possui mestrado e doutorado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto e é Professora do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante seu doutorado, ela estudou os diversos aspectos das minas históricas de Ouro Preto. Durante esse trabalho, foi desenvolvida a Plataforma Minas Antigas: um banco de dados que apresenta quase 300 vestígios da mineração cadastrados.

Hernani Mota de Lima é graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas (CPGEM) pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Gestão Ambiental com foco no Fechamento de Mina pela University of Wales, Aberystwyth, País de Gales. É professor da Universidade Federal de Ouro Preto desde 1994 e leciona e pesquisa na área de Engenharia de Minas com ênfase em infraestrutura de minas (desenvolvimento mineiro) e fechamento de minas.

AS MINAS DE OURO PRETO: 300 ANOS DEPOIS DO AUGE DO CICLO DO OURO!
Data e horário: quinta-feira, dia 12/05, às 19 horas
Local: YouTube do MM Gerdau (tradução em Libras)
Link

Quinta-feira, 12/05 19h
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Virtual

Veja também