Na quinta-feira, dia 20/10, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal realiza, a partir das 20h, o bate-papo: “As rochas do Prédio Rosa: verdadeiras e imitações”. A conversa, realizada com o geólogo Antônio Gilberto, terá como tema a utilização das pedras nas edificações, como no Prédio Rosa, com ênfase para os revestimentos horizontais e verticais. Em algumas situações e por razões diversas, os materiais pétreos podem ou foram substituídos por imitações ou pinturas (marmorizações) com o intuito de fazer parecer que paredes sejam revestidas por materiais pétreos. A técnica, que pode representar um modismo, em determinadas circunstâncias pode significar aspectos de luxo e riqueza.

Antônio Gilberto é graduado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutor em Petrologia e Petrografia pela Technische Universität Clausthal Zellerfeld / Alemanha (1987). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG e o Laboratório de Caracterização Tecnológica de Rochas com aplicação industrial -LABTECRochas. Tem experiência em diversas áreas das Geociências, com ênfase em Petrologia e Petrografia de Rochas Ígneas e Metamórficas, Rochas Ornamentais e de Revestimento e em Cartografia Histórica.

Esta programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que possui como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

AS ROCHAS DO PRÉDIO ROSA: VERDADEIRAS E IMITAÇÕES
Data e horário: quinta-feira, 20/10, às 20h
Local: Praça de Convivência do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Quinta-feira, 20/10 20h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Live

Veja também