O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco, mineiro, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional (SECULT 2021).

Durante a Semana do Patrimônio, entre os dias 17 e 19 de agosto, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abre espaço para falar sobre a cozinha mineira e as ciências. A Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é convidada do programa coMciência para falar sobre a ciência na produção de itens da Cozinha Mineira com o bate-papo: Café, Queijo e Ciência. Convidamos também o Caneca Sincera e a Cachaçaria Itinerante para nos ensinar sobre a mixologia molecular na preparação de drinks com ingredientes da cozinha mineira. E ainda um bate-papo sobre memória e patrimônio do MM Gerdau: o acervo do museu e o edifício histórico que o abriga, o Prédio Rosa!

Aula show Mixologia molecular: Nem tudo é o que parece!

19 de agosto, quinta-feira, 19h – ao vivo na Twitch TV e gravado no canal do YouTube do MM Gerdau

O Caneca Sincera, perfil social que conecta apreciadores de café e seu ecossistema, se uniu à mixologista Marcela Azevedo, criadora d’A Cachaçaria Itinerante para promover experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Dentro da programação da Semana do Patrimônio, realizada pelo MM Gerdau, a equipe fará um encontro intitulado “Nem tudo é o que parece!”, que trará ao expectador uma experiência inovadora: refletir sobre a mixologia como ciência!

Durante a apresentação, os ingredientes mineiros serão as estrelas da ciência. Marcela apresentará a mixologia em um drink comestível utilizando azeite, café, queijo, cachaça e muita inovação. O foco é trabalhar com poucos ingredientes e muito sabor. Cabe destacar que todos os produtos são naturais!

Quando a arte de selecionar, preparar, servir e saborear uma boa bebida se torna a ciência de fazê-la.

Sobre os convidados:

Caneca Sincera – Conectamos apreciadores de café e seu ecossistema. Promovemos experiências gastronômicas, turísticas e culturais.  O Instagram @CanecaSincera completou 4 anos em maio e já publicou mais de 300 resenhas sobre cafés, cafeterias, viagens e produtos, em 40 cidades de 19 países visitados (pelas idealizadoras e por parceiros colaboradores). Além disso, Janine Avelar e Jussara Paim produzem eventos relacionados ao tema do café – Workshops e Rolês com Caneca, realizam consultorias para cafeterias, produtores de café e afins para qualificação de marca, redes e outras ações que apoiem a cadeia produtiva.   

Cachaçaria Itinerante –  Capitaneada pela mixologista Marcela Azevedo, A Cachaçaria Itinerante traz para o mercado do turismo de experiência diversas propostas inusitadas na produção de drinks, cachaças e gastronomia molecular.  Marcela é historiadora e pesquisadora científica que há 10 anos se apaixonou pelo mundo da cachaça e há 4 anos pela mixologia. Criou @acachacariaitinerante, em que se diverte criando inusitados licores e drinks, mergulhados nos sabores do cerrado brasileiro e com a beleza das PANCS  (Plantas Alimentícias Não Convencionais), ingredientes bem mineiros e a mixologia molecular. Seu slogan é “Entre criar e consumir arte, eu escolho os dois!” 

19/08 19 horas
Local:YouTube e Twitch TV do MM Gerdau
Tipo: Aula show

Veja também