O Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto, homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco, mineiro, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional (SECULT 2021). 

Durante a Semana do Patrimônio, entre os dias 17 e 19 de agosto, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abre espaço para falar sobre a cozinha mineira e as ciências. A Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é convidada do programa coMciência para falar sobre a ciência na produção de itens da Cozinha Mineira com o bate-papo: Café, Queijo e Ciência. Convidamos também o Caneca Sincera e a Cachaçaria Itinerante para nos ensinar sobre a mixologia molecular na preparação de drinks com ingredientes da cozinha mineira.

17 de agosto, terça-feira, 19h – no canal do YouTube do MM Gerdau

Bate papo: Café, Queijo e Ciência

O programa coMciência, em parceria com a Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, promove uma roda de conversa sobre a ciência na produção de dois itens muito importantes para o nosso estado: o café e o queijo. Além disso, vamos conhecer um pouco mais sobre a pesquisa agropecuária e como ela gera conhecimentos e ativos tecnológicos, que são transformados em inovação e se materializam na prática da agricultura e em produtos usados pelo mercado ou consumido pelos cidadãos. O encontro será dia 17 de agosto, às 19h, no canal do MM Gerdau no YouTube e será traduzido em LIBRAS. 

Sobre os convidados:

Fernanda Fabrino – jornalista, chefe de comunicação da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), representante da EPAMIG na Rede Mineira de Comunicação Científica 

Marcelo Malta – agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1998), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000) e doutor em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2007). É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais/EPAMIG. Tem experiência na área de Ciência dos Alimentos/Química e Análise de Alimentos, com ênfase em Pós-Colheita e Qualidade do Café. Atualmente, é Chefe do Departamento de Pesquisa da EPAMIG.

Junio de Paula – pesquisador de base tecnológica, coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Processamento de Leite e Derivados da EPAMIG. Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora /MG. Orientador e professor do Programa do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, parceria entre (UFJF, EMBRAPA e EPAMIG) e doutor em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa.

17/08 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também