Lançado no dia 21 de junho, o Edital CoMciência 2021-2022 – Jardim Mineral: residência criativa e exposição autoral faz um convite aos participantes para uma imersão em nosso acervo e os instiga à criação de um jardim em nossos espaços. Para contar um pouco sobre como será o edital, a residência e os encontros, os interlocutores Gabriel Menotti, Bárbara Castro, responsáveis pela curadoria artística e conexão entre arte, ciência e tecnologia, os interlocutores, Isabela Prado, Claus Aranha e Lúcia Fantinel, responsáveis pelos encontros sobre arte, tecnologia e geociências, respectivamente, são os nossos convidados para esse bate-papo. A mediação fica por conta de Karla Danitza, coordenadora de Programação do MM Gerdau.

Curadoria artística e interlocuções entre arte, ciência e tecnologia

Bárbara Castro é artista, pesquisadora, programadora atuando nos campos de visualização de dados, exposições e experiências interativas e professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Gabriel Menotti é pesquisador e curador independente, atuando em diversas formas de cinema. Atualmente trabalha como professor assistente em curadoria e imagem em movimento na Queen’s University, em Ontário – Canadá.

Diálogos em Arte

Isabela Prado é artista visual, pesquisadora em artes e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vive e trabalha em Belo Horizonte. Em 2011, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, com o projeto “Entre Rios e Ruas”, que gerou recentemente a publicação do livro “Lição: se essa rua fosse um rio” (2016).

Diálogos em Geociências

Lúcia Fantinel é geóloga, mestre e doutora em Geociências e professora aposentada do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da UFMG. Atua no ensino e filosofia da geologia; geologia aplicada ao ambiente e à saúde humana e geologia urbana.

Diálogos em Tecnologia

Claus Aranha é cientista da computação e professor na Universidade de Tsukuba, Japão. Sua pesquisa é focada em Vida Artificial, Evolução Computacional e Inteligência Artificial para jogos como Lobisomem e Minecraft.

01/07 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também