No Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17/08) e, pensando na importância e centralidade desta efeméride, o MM Gerdau convida para debater o tema da patrimonialização em Belo Horizonte, a partir de suas diversas frentes.

Para essa conversa, foram convidadas Bruno Vinicius Leite de Morais, historiador e analista no IEPHA/MG, e Marco Antônio Silva, Historiador e Coordenador do Setor Educativo da Diretoria de Patrimônio Cultural da PBH.

O encontro terá mediação de Flávio de Lemos Carsalade, doutor em Arquitetura pela UFBA, que atua, principalmente, nas áreas de projetos arquitetônicos e urbanísticos, patrimônio cultural e ensino.

Bruno Vinicius Leite de Morais é licenciado, mestre e doutor em História pela UFMG. Atua em pesquisas sobre racismo e antirracismo no Brasil republicano, música popular brasileira, Black Music brasileira, história política e ditadura militar brasileira. Possui experiência profissional em museus e em patrimônio cultural. Trabalha como historiador analista da Gerência de Patrimônio Cultural Imaterial do Iepha/MG.

Flávio de Lemos Carsalade é formado em em Arquitetura e Urbanismo, Mestre e Doutor em Arquitetura – respectivamente pela UFMG e UFBA. Foi presidente do IPHAN entre 1999 e 2002, do Instituto de Arquitetos do Brasil entre 1995 e 1998 e Secretário Municipal de Administração Urbana Regional Pampulha da Prefeitura de Belo Horizonte entre 2004 e 2007. Hoje é professor titular na Escola de Arquitetura da UFMG, Diretor da Editora UFMG e Presidente do ICOMOS Brasil. Tem ampla experiência em trabalhos e pesquisa relacionadas ao tema do patrimônio cultural.

Marco Antônio Silva é graduado em história, Mestre e Doutor em Educação pela UFMG. Tem ampla experiência na área de educação, na elaboração de dossiês e estudos técnicos para Tombamento de imóveis e Registo de bens imateriais. Escreveu solo e em co-autoria diversos livros didáticos, paradidáticos e voltados para a formação docente. Atualmente é coordenador do Setor Educativo e historiador da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte.

MEMÓRIA VIVA: OS PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO MATERIAL E IMATERIAL DE BELO HORIZONTE
Data: 17/08
Horário: 19h30
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, número 680 – Funcionários – Belo Horizonte.

17/08, quinta-feira 19h30
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também