O MM Gerdau traz para esta edição do Cinema&Ciência as conexões entre cinema, relações internacionais e meio ambiente. O encontro tem a participação do nosso parceiro, o Cinematório, que é formado por Renato Silveira e Raquel Gomes, e a pesquisadora e doutora em Relações Internacionais, Letícia Britto. Com transmissão ao vivo pelo Youtube, a conversa tem apresentação de Marina Andrade, coordenadora do Programa CoMciência. A edição abordará os seguintes assuntos: acúmulo e destinação de resíduos, incluindo poluição da água, exploração florestal e aquecimento global. Os filmes escolhidos para o bate-papo foram: Lixo Extraordinário, Oceano de Plástico, O menino que descobriu o Vento, Uma verdade inconveniente, O impossível e Episódio Nosso Planeta de Mares Costeiros.

Convidados:

Renato Silveira é jornalista, mestre em Cinema pela Escola de Belas Artes da UFMG e crítico filiado à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). É editor do site Cinematório (www.cinematorio.com.br), onde realiza análises de filmes em textos e podcasts. É também apresentador do programa Cinefonia, na Rádio Inconfidência (FM 100,9 e AM 880), em Belo Horizonte. 

Kel Gomes é jornalista, crítica de cinema filiada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e integrante das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. É editora do site Cinematório (www.cinematorio.com.br), em que realiza análises de filmes em textos e podcasts.Também é podcaster do Feito Por Elas.

Letícia Brito é professora e Doutora em Relações Internacionais pela PUC Minas. Realizou doutorado sanduíche na University of Queensland e atuou na ONG Climate Frontlines, na Austrália. Foi Consultora da UNESCO e de empresa privada pela Inteligência e Planejamento Estratégico no Centro de Tecnologia, Relações Internacionais e Segurança (CeTRIS) pós-desastre ambiental. Atuou na Rio + 20 com o staff das Nações Unidas (ONU). Trabalhou no Governo do Estado de Minas Gerais. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Globais (NEG) da Universidade Federal de Goiás, onde foi professora substituta no curso de Relações Internacionais.  

09/09 19 horas
Local:YouTube do MM Gerdau
Tipo: Bate-papo

Veja também