O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal comemora, no dia 11 de fevereiro, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. Para celebrar esta data, o Museu apresenta, nos dias 07, 09 e 11, o depoimento de mulheres que são fontes de inspirações acadêmicas e educativas do nosso Museu. Mulheres que servem de orgulho e exemplo ao ramo das Geociências, área dedicada ao entendimento da composição, transformações e preservação do nosso planeta, com atenção à nossa Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera.

Este dia foi instituído em 2015, pela UNESCO e pela Assembleia das Nações Unidas (ONU), em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil, que têm como objetivo fomentar o papel de mulheres e meninas na ciência, para a promoção do acesso equilibrado, estimulando a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no meio científico.

Embora as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática sejam amplamente consideradas fundamentais para as economias nacionais, até o momento, a maioria dos países, independentemente do seu nível de desenvolvimento, não alcançou a igualdade de gênero nas áreas de STEM. Em 2016, cerca de 30% dos países com dados disponíveis sobre a proporção nacional de pesquisadoras atingiram a paridade.

FONTE: https://www.unesco.org/pt/days/women-girls-science

Maria da Glória Motta Garcia

É Geóloga com Doutorado em Geoquímica e Geotectônica Pela USP. Atualmente é professora associada da USP e livre-docente na área de Geoconservação. Coordena o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo (GeoHereditas), atuando em pesquisas em geoconservação voltadas a políticas públicas sustentáveis e áreas protegidas em diversas regiões do Brasil. É a representante para a América do Sul do Grupo de Trabalho em Patrimônio Geológico da Comissão Mundial de Áreas Protegidas da IUCN (2022-2024). Em 2020 ganhou o prêmio Monteiro Lobato, da Sociedade Brasileira de Geologia, pelo trabalho na divulgação das geociências.

Rosaline Cristina Figueiredo e Silva

É geóloga graduada na UFMG (2002), onde também realizou mestrado e doutorado, estudando a gênese de minério de ferro em Carajás. Fez doutorado sanduíche na UWA (2006), na Austrália, e visitante como pesquisadora até 2013 na mesma instituição. Atualmente é professora associada na UFMG, em Belo Horizonte, MG, onde atua e coordena projetos na área de geologia econômica, em especial ouro e ferro, desde 2010. Foi coordenadora do colegiado de pós-graduação em Geologia na UFMG entre 2018 e 2022. Mãe da Clara de 9 anos, é uma das cofundadoras da ABMGeo, embaixadora do Parent in Science, e integrante da Rede Geomamas.

Maria Eduarda dos Santos Pedro

É estudante de Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e atualmente está no 4° período da graduação. Estagiária no Museu das Minas e do Metal, participou também do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. No Museu, Maria faz parte do Setor Educativo onde realiza a mediação com o público através de oficinas. A estudante possui um grande interesse pela Geomorfologia, Geologia e Geoprocessamento.

Isabela França Souza e Moura

Também é estudante de Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e cursa o 4° período. Teve seu primeiro estágio na área no Museu das Minas e do Metal e, durante esse período, faz parte do Setor Educativo ajudando nas medicações com o público. Possui grande interesse na Geografia Física.

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NAS CIÊNCIAS – 2024
DATA: 09, 11 E 13/02
LOCAL: REDES SOCIAIS – INSTAGRAM/FB, TIKTOK E LINKEDIN

11/02
Local:Redes Sociais MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Ações Culturais; Programação

Veja também