O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em celebração aos 125 anos do Prédio Rosa, que será comemorado em dezembro de 2022, realiza o bate-papo: “Do Antigo ao Contemporâneo: um olhar sobre a conservação dos elementos artísticos do Prédio Rosa”. O encontro será realizado no dia 07 de julho, a partir das 19h, ao vivo no YouTube do Museu.

A conversa busca apresentar os elementos artísticos do prédio que sediou a antiga Secretaria de Educação de Minas Gerais, em uma linha do tempo, contextualizando sua preservação e conservação nos diferentes tempos e em seus diversos tipos de usos – da formação do edifício como sede de órgão governamental, até a atualidade como Museu das Minas e do Metal, além de mostrar um olhar sobre os desafios das intervenções de conservação e restauração dessas tipologias de elementos artísticos.

Participantes:

Daniele Gomes Ferreira é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado e doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG, além de ser servidora pública do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG desde 2009. Atualmente desenvolve trabalhos na Gerência de Elementos Artísticos do Instituto.

Thiago de Pinho Botelho é graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo pela UNA, com mestrado em Artes e Conservação Preventiva pela Escola de Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conservador-restaurador de Bens Móveis, pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Foi conservador-restaurador e coordenador de obras e logística pelo Instituto Yara Tupynambá entre os anos de 2019 a 2021, conservador-restaurador no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA-MG entre os anos de 2012 a 2018 e, atualmente, atua como conservador-restaurador e manutenção de galerias no Instituto Cultural INHOTIM.

Tatiana Duarte Penna é graduada em Psicologia pela FUMEC (1983), Especialista em Conservação e Restauração de Bens Móveis e Integrados/Cecor/UFMG, Mestre em Artes Visuais – linha de pesquisa em acervos contemporâneos e Doutora em Patrimônio Cultural pela Escola de Belas Artes /UFMG. Atua como restauradora desde 1996 em bens móveis e integrados ao Patrimônio. É membro do ICOMOS/Comitê de Pintura Parietal desde 2017. Atualmente desenvolve trabalhos em acervos contemporâneos, edificações tombadas e obras de arte em ateliê próprio.

DO ANTIGO AO CONTEMPOR NEO: A CONSERVAÇÃO DOS ELEMENTOS ARTÍSTICOS DO PRÉDIO ROSA
Data e horário: quinta-feira, 07/07, às 19h
Local: Live pelo YouTube do Museu
Entrada gratuita!

Quinta-feira, 07/07 19h
Local:MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Tipo: Live

Veja também