O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, lar da diversidade mineral no coração de Minas Gerais, completa 15 anos em 2025! Inaugurado no dia 22 de junho de 2010, com o mesmo cuidado e precisão de quem transforma um mineral bruto em uma pedra preciosa, o Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade – um dos principais cartões postais da cidade de Belo Horizonte. O MM Gerdau se tornou referência na preservação das geociências, com a guarda de um dos principais acervos de minerais do país, além de ser um local de preservação da cultura e patrimônio do estado, que traz suas riquezas no nome, na história, na economia e na identidade do seu povo.
Para celebrar este marco tão significativo, uma série de ações totalmente gratuitas acontecem entre os dias 20 e 22 de junho deste ano. A agenda tem início na sexta-feira, 20/06, com a abertura do 1º Seminário de Colecionismo Mineral, que contará com o lançamento da nova exposição “Rochas do Fundo do Mar: Até Onde Vai o Brasil?”, projeto criado na parceria entre o MM Gerdau e o Museu de Ciências da Terra – Serviço Geológico do Brasil (MCTer-SGB), e um bate-papo exclusivo sobre a mostra. No sábado, 21/06, a programação do seminário começa às 9h e se estende ao longo do dia, com bate-papo e atividades diversas. Encerrando a programação, no domingo, 22/06, o Museu realiza o 12º Encontro de Colecionadores de Minerais, evento já consolidado como um importante espaço para a troca de conhecimento e valorização do patrimônio mineral, proporcionando o encontro entre colecionadores e o público apaixonado pelo universo mineral.
Os 15 anos do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal
Ao longo da sua história, o Museu já recebeu mais de 1 milhão e 880 mil pessoas, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. São mais de 240 mil pessoas atendidas em ações educativas e mais de três mil escolas da cidade e do estado, recebidas nesse período. O MM Gerdau é um museu de ciência e tecnologia que conta a história da mineração e da metalurgia, por meio de personagens históricos e fictícios, de maneira lúdica e interativa. Integrante do Circuito Liberdade, maior complexo cultural da América Latina, o MM Gerdau é um dos pontos de referência na Praça da Liberdade, em uma parceria vindoura e construída a muitas mãos nesse período, com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do estado (Secult-MG).
Para além do Governo de Minas, a realização do Museu também é possível graças às inúmeras parcerias realizadas com outras instituições, públicas e privadas, ao longo dos seus quinze anos. Desse período, já são doze em que a Gerdau, a maior multinacional brasileira produtora de aço, atua como a principal patrocinadora do Museu das Minas e do Metal. Uma parceria de resultados importantes, não apenas para o Museu, mas, também, para o incentivo e fomento da cultura mineira. Até aqui, já são mais de 1,6 milhão de pessoas recebidas, 30 exposições temporárias realizadas e mais de 330 mil pessoas participantes em ações da Programação Cultural do Museu, o que mostra o papel significativo da companhia para a promoção da cultura.
A programação especial dos 15 Anos do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – incluindo o 1º Seminário de Colecionismo Mineral e o 12º Encontro de Colecionadores de Minerais – é financiado via Lei Rouanet, tem o patrocínio da Gerdau e apoios da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), da Fundação Victor Decquech (FVD) e do Museu de Ciências da Terra – Serviço Geológico do Brasil (MCTer-SGB). Uma parceria com o Circuito Liberdade, Fundação Clóvis Salgado e do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo do estado de Minas Gerais (Secult-MG) e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
Toda a programação é gratuita e com vagas limitadas. Inscrições via Sympla, neste link.
PROGRAMAÇÃO:
___
BATE-PAPO: “ROCHAS NO FUNDO DO MAR – ATÉ ONDE VAI O BRASIL?”
FRANCISCO VALDIR SILVEIRA – DIRETOR DE GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS DO SGB
DATA: 20/06/2025
HORA: 18h
LOCAL: Praça de Convivência
___
EXPOSIÇÃO: “ROCHAS NO FUNDO DO MAR – ATÉ ONDE VAI O BRASIL?”
MM GERDAU + MCTer-SGB
DATA: 21/06 a 31/08/2025
___
1º SEMINÁRIO DE COLECIONISMO MINERAL
DATA: 21/06/2025
HORA: 09h às 18h
LOCAL: Praça de Convivência
09h00 | Abertura: “Museus como ICTs: A Parceria Entre IBRAM e MCeT”
Fernanda Castro – IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus
Fernanda Castro, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), apresenta a parceria entre o IBRAM e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCeT), discutindo de que forma os museus podem atuar como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), ampliando sua função social e seu papel na geração e difusão do conhecimento.
09h30 | “Os 15 Anos do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal”
Márcia Guimarães – MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal – BH
Márcia Guimarães, diretora-executiva do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, celebra os 15 anos da instituição, destacando sua trajetória e sua relevância científica, cultural e educativa. Aborda ainda a contribuição do museu para a valorização da história da mineração e da metalurgia em Minas Gerais e no Brasil.
10h00 | “O Sesquicentenário da Escola de Minas de Ouro Preto”
Cláudio Batista – UFOP
Cláudio Batista, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP, trata do sesquicentenário da instituição, enfatizando sua evolução histórica desde a fundação até os dias atuais. Ressalta sua importância na formação de profissionais em engenharia e geociências, bem como seu impacto acadêmico e científico no cenário nacional.
11h00 | “Resgate e Reestruturação da Coleção de Mineralogia do Museu Nacional”
Gisele Rhis Figueiredo e Fabiano Faulstich – Museu Nacional – RJ
Gisele Rhis Figueiredo, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, compartilha sua experiência do resgate após o incêndio de 2018, abordando os desafios enfrentados. Apresenta também um panorama das atuais iniciativas de reconstrução do acervo e a importância desse trabalho para a preservação do patrimônio científico e cultural.
11h30 | “A Coleção de Minerais-tipo do Museu de Mineralogia Victor Dequech e sua Nova Fase”
Paulo Amorim – BH
Paulo Amorim apresenta a coleção de minerais-tipo do Museu de Mineralogia Victor Dequech, ressaltando sua importância para a pesquisa mineralógica e geológica. Aborda ainda os recentes esforços de conservação, catalogação e as novas perspectivas de investigação científica associadas à coleção.
14h00 | “Feiras de Minerais no Brasil e no Mundo”
Ricardo Scholz – UFOP
Ricardo Scholz discorre sobre as feiras de minerais no Brasil e no exterior, evidenciando seu papel como espaços de encontro entre colecionadores, pesquisadores e o público. Enfatiza também a contribuição dessas feiras para a divulgação científica e o fortalecimento do mercado mineral.
14h30 | “O Comércio Ilegal de Minerais e Gemas”
Eduardo Cardoso – Polícia Federal – BH
Eduardo Cardoso, da Polícia Federal em Belo Horizonte, aborda o comércio ilegal de minerais e gemas, destacando os principais desafios enfrentados pelas autoridades no combate a essa atividade e a importância da fiscalização para a proteção dos recursos naturais e o cumprimento da legislação vigente.
15h00 | “A Contribuição dos Colecionadores e do Colecionismo à Mineralogia”
Carlos Cornejo – SP
Carlos Cornejo, coautor dos livros Minerais e Pedras Preciosas do Brasil e Coleções Minerais do Brasil, em parceria com Andrea Bartorelli, discute a contribuição dos colecionadores e do colecionismo à Mineralogia. Enfatiza o papel desses grupos na descoberta, preservação e estudo de minerais, bem como na disseminação do conhecimento científico.
16h00 | “O Colecionismo Mineral em São Paulo”
Miriam de Azevedo – Museu de Geociências – IGc/USP
Miriam de Azevedo, do Museu de Geociências do Instituto de Geociências da USP (IGc/USP), fala sobre o desenvolvimento do colecionismo mineral em São Paulo, traçando um panorama histórico, o perfil dos colecionadores e a contribuição desse movimento para a preservação e valorização do patrimônio mineralógico no estado.
16h30 | “A coleção de minerais de Julio Landmann”
Julio Landmann – SP
Julio Landmann fala sobre sua coleção particular de minerais, um acervo que conta com cerca de 800 peças, sendo aproximadamente 70% originárias do Brasil. Destacando, desde o processo de formação do acervo, até os critérios de seleção das peças e a importância da coleção tanto no contexto científico quanto na valorização do patrimônio mineralógico brasileiro.
17h00 | “O Colecionismo Mineral em Minas Gerais”
Henrique Persequini – BH
Henrique Persequini discute o colecionismo mineral em Minas Gerais, destacando sua importância histórica e cultural. Analisa o papel dos colecionadores na preservação de minerais da região e sua contribuição para a divulgação do patrimônio geológico mineiro.
___
12º ENCONTRO DE COLECIONADORES DE MINERAIS
DATA: 22/06/2025
HORA: 10h às 17h
LOCAL: Praça de Convivência
10h00 às 17h00 | PRÁTICAS DE LAPIDAÇÃO COM SINDIJOIAS AJOMIG
LOCAL: Praça de Convivência
PÚBLICO: Livre
Em uma rara oportunidade os participantes dessa oficina poderão conhecer a arte da lapidação e descobrir como uma gema bruta se transforma através das mãos hábeis dos lapidadores nas peças que adornam corpos, decoram e despertam o olhar humano ao belo.
___
ESPECIAL 15 ANOS MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
DATA: 20 a 22/06/2025
LOCAL: MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL
ENDEREÇO: Praça da Liberdade, nº 680 – Prédio Rosa – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Toda a programação é gratuita e com vagas limitadas. Inscrições via Sympla, neste link.