Em parceria com o Forumdoc, o MM Gerdau apresenta o filme Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés, da cineasta Sueli Maxakali. Com exibição em nosso canal no YouTube, o filme encerra a programação de junho com um convite à reflexão sobre os variados modos de relação com a Terra e a morada nesta aldeia global que nos acolhe. Os rituais apresentados no filme dizem sobre processos de cura, necessários dentro da realidade de uma pandemia global, e diz também sobre a necessidade de relação com a Terra, que é única.

Sinopse: Em julho de 2020, em plena pandemia de Covid-19, cerca de 100 famílias tikmῦ’ῦn-maxakali deixaram a reserva de Aldeia Verde (Ladainha, MG) em busca de uma nova terra. A tensão causada pelo isolamento tornou mais urgente a necessidade de uma terra rica em matas e, sobretudo, água, na qual pudessem fortalecer as relações com os povos-espíritos yãmĩyxop, através dos cantos, rituais, festas e brincadeiras. Sueli Maxakali é cineasta, artista e professora e vive em Ladainha (MG). Co-dirigiu Yãmĩyhex: as mulheres-espírito (2019), Nũhũ yãgmũ yõg hãm: essa terra é nossa! (2020).

Sobre o Forumdoc

O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997 pela Filmes de Quintal com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinema convencionais. Buscava-se também promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual.

Essas tarefas são concretizadas com a realização de retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, além de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras contemporâneas brasileira e internacional. Críticos (as), pensadores(as) e realizadores(as) do Brasil e de outros países são presenças no fórum de debates e colaboradores(as) com artigos, depoimentos e entrevistas na seção “Ensaios” do catálogo que a cada ano reúne um conjunto de textos para ampliar a discussão em torno dos filmes e temáticas das mostras – sendo o fórum de debates e o catálogo os principais diferenciais do festival.

O forumdoc.bh promove, a cada edição, uma oficina de realização e/ou teórica do filme documentário com formadores (as) convidados (as), destacando-se os cineastas indígenas, como Divino Tserewahú, Zezinho Yube, e, nos últimos anos, trouxemos realizadoras e realizadores, como Claire Angeline (2012), Deborah Stratman (2013), Avi Mogabri (2014) e Sylvain George (2017), com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores.

As mostras de extensão do forumdoc.bh acontecem em regiões periféricas ou descentralizadas na cidade e a itinerância de parte da programação é levada a diversos municípios do interior do estado.

As 21 edições anuais e consecutivas do forumdoc.bh foram realizadas no Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, Cine 104, além das sessões em unidades da UFMG.

Acesse para assistir: youtube.com/MuseuMinasMetal

Créditos fotográficos – acervo próprio

24/06 às 19h
Local:On-line YouTube MM Gerdau
Tipo: Exibição de filme

Veja também