Celebrando o Dia do Aço de 2022, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e o artista Olavo Machado Neto apresentam a exposição METAL ETÉREO, que revela de 8 a 12 peças inéditas, executadas em aço, mostrando a tênue interação entre a Arte e o Design e as possibilidades estéticas do material, explorando sua maleabilidade, peso e, ao mesmo tempo, sua leveza visual.

Minas Gerais e a produção de metais, principalmente o Aço, são quase sinônimos. A identidade cultural do Estado se confunde com a atividade produtiva. Somos terra de poetas e artistas, gente simples, introspectiva, que, com sabedoria, leva o nome e a cultura de Minas para além das nossas montanhas: a singeleza das formas enraizadas no inconsciente coletivo das Minas Gerais e do Brasil, sua relação com o material presente em nossa história e nosso imaginário desde a nossa concepção como Estado e local. O Centenário da Escola BAUHAUS, bem como da Semana de 22 no Brasil, traz à tona a discussão do fazer popular como forma valorizada de arte. A fronteira entre Arte, Design e Artesanato, a partir de então, se torna cada vez mais tênue, possibilitando uma liberdade de formas e conceitos, que ainda têm um longo caminho exploratório a ser percorrido.

Olavo Machado é Artista e Designer, mineiro de Belo Horizonte, com mais de 18 anos de experiência, trabalha com diversos materiais, principalmente o aço, tendo em seu repertório peças de mobiliário e esculturas apresentadas em mostras no Brasil e no Exterior durante os últimos anos.

Curadoria: Christian A. Larsen é Curador do MAD- Museum of Arts and Design em Nova Iorque – EUA; Especialista em Design Brasileiro; Historiador e Professor Universitário Curador do Museu das Cadeiras Brasileiras em Belmonte – BA.

Produção Executiva: Marta Meireles é Produtora Executiva, com experiência em curadoria e execução de exposições de Moda e Design, entre elas o Ready To Go – Belo Horizonte, 2011 – 2016; Camisa 10 – Milão 2014; Beleza na Imperfeição – Paris 2014; Sou do Mundo, Sou Minas Gerais – Milão 2015.

EXPOSIÇÃO METAL ETÉREO
Data e horário: abertura – 09/04, sábado, às 12h
Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Talks Metal Etéreo
Dias: 13/04, às 11 horas, na Praça de Convivência (MM Gerdau)
Dia: 14/04, às 16h30, no TerrAço Paulo Mendes da Rocha (MM Gerdau)
Dia: 28/04, às 16h30, no TerrAço Paulo Mendes da Rocha (MM Gerdau)
Dia: 09/06, às 18h, na Praça de Convivência (MM Gerdau)

 

Abertura: 09/04 12h
Local:No Museu
Tipo: Ações presenciais

Veja também